O chefe da previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Francisco de Assis Diniz, afirmou que as previsões não são nada animadoras para a Bahia. A expectativa é que a região ainda sofra com precipitações intensas nos próximos dias. Mais de 30 cidades na Bahia já foram completamente alagadas em meio às fortes chuvas no estado
Diniz afirmou que as chuvas na região devem aliviar entre este domingo, 26, e a segunda-feira, 27, mas retomam a partir de amanhã, com forte intensidade até a quarta-feira, 29.
“O que já choveu nesses últimos quatro dias na região sul, sudoeste da Bahia, já equivale a praticamente o dobro da climatologia no mês”, afirma Diniz.
Segundo ele, a previsão “não é boa pela frente”. “A chuva continua de hoje para amanhã, ainda de maneira mais fraca, mas de amanhã para quarta-feira a chuva volta a ficar mais intensa novamente na parte sul e sudoeste da Bahia e leste também, quase até a altura de Salvador”.
A previsão é que as chuvas só deem trégua a partir da quarta-feira, com a região ficando sem expectativa de precipitação para o resto da semana do Réveillon, no máximo com chuva fraca e isolada.
“A convergência de umidade que causa muita chuva no período de verão na parte centro-sudeste do Brasil está muito concentrada entre o norte de Minas Gerais e a Bahia, isso vem ocorrendo há vários dias, e aí há menos chuva, até seca na região Sul, e a chuva fica concentrada no norte do país”, diz.
Ele ressalta, porém, que a chuva deve se dirigir para outras áreas do país.