A cidade de Dário Meira, no sul da Bahia, é uma das mais afetadas pelas chuvas dos últimos dias. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), cerca de 60% do município apresentava alagamentos na manhã desta terça-feira (28), no entanto, o nível da água começou a reduzir.
Imagens aéreas, registradas na segunda-feira (27) pelo Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer), mostram o município debaixo d’água.
Na última sexta-feira (24), a prefeitura do município publicou um comunidade que fazia um alerta sobre as chuvas. A informação foi divulgada através de uma rede social. Confira abaixo:
“As condições meteorológicas para esta sexta e sábado (24 e 25), são favoráveis à ocorrência de chuvas (de moderadas a fortes). Dessa forma, alertamos para possíveis pontos de alagamentos, informamos que nossas equipes seguem em regime de plantão para minimizar os efeitos. Busque um local seguro para se abrigar, em caso de urgência procure uma escola pública”.
Ainda através da rede social, a gestão municipal compartilhou um outro alerta para os moradores sobre “possíveis contaminações e doenças” geradas pelos desastres causados pelas fortes chuvas, bem como a possibilidade de deslizamentos.
“Evitem o contato com água ou lama de enchentes ou esgotos. Impeçam que crianças nadem ou brinquem nesses locais, que podem estar contaminados pela urina dos ratos. A água para consumo precisa ser tratada, não tomem água da chuva ou da enchente. Tomem cuidados especiais com a presença de animais venenosos e peçonhentos (cobras, aranhas, escorpiões) no interior da residência e dentro de mobiliários, calçados, etc. Não coloquem as mãos em buracos ou frestas”, alertou.
“Se apresentar algum sintoma como febre, dor de cabeça e dores no corpo, diarreia, sintomas gripais e outros, procure imediatamente a Unidade Básica de Saúde (UBS) Otto Alencar, conhecida popularmente como Hospital”, complementou a prefeitura.
G1 Bahia.