O Hospital Português, no bairro da Graça, em Salvador, registrou um caso de coronavírus. No entanto, os exames apontaram que o paciente portava um outro vírus da família Corona, que não o Sars-Cov-2, causador da pandemia.

A informação foi revelada pela médica infectologista e diretora-geral do Instituto Couto Maia, Maria Ceuci Nunes, durante simpósio sobre o manejo clínico do coronavírus. O encontro, realizado pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) nesta quarta-feira (11), em Salvador, reuniu representantes de todos os hospitais do Estado para discutir protocolos e o enfrentamento da pandemia na Bahia.

“Esses dias, me ligaram dizendo assim: ‘confirmou uma paciente do [Hospital] Português’. E era um outro coronavírus, que não era o coronavírus que a gente está tendo agora, o Covid-19”, relatou a diretora.

A Bahia tem três casos confirmados da doença – todos em Feira de Santana, a pouco mais de 100 km da capital Salvador. De acordo com o boletim mais recente da Secretaria estadual de Saúde, divulgado no final da tarde desta quarta-feira, 51 casos na Bahia aguardam análise laboratorial.

Bnews