Um homem branco foi detido nesta quinta-feira (21), após pagar R$ 10 para bater nas costas de um homem negro com um cinto. A situação foi filmada e aconteceu em frente a um bar na região central de Itaúna, que fica no estado de Minas Gerais.
A vítima foi identificada como Djalma Rosa da Costa. Inicialmente, a Polícia Militar (PM-MG) teria identificado o homem negro como um morador de sua, mas a informação foi negada pela prefeitura da cidade.
Segundo informações da gestão municipal, Djalma tem casa e familiares, além de fazer acompanhamento no Centro de Atenção Psicossocial (Caps). Ainda segundo a Prefeitura, nesta quinta, a vítima se apresentou na unidade e se mostrou bem, foi acolhido e recebeu assistência dos profissionais.
Em entrevista à Globo, o suspeito, identificado como José Maria Vilaça, confirmou a agressão e disse queo vídeo foi gravado há 15 dias, mas com o consentimento do homem agredido. Ele alegou ainda que ambos são usuários de drogas e que, naquele dia, teriam usado entorpecentes.
O delegado titular da região, Leonardo Moreira Pio, disse que o inquérito para investigar o caso está em andamento na Polícia Civil. Além do crime de lesão corporal, o agressor pode responder por intolerância racial, caracterizada pela violência, física ou simbólica.