A Polícia Civil, por sua vez, negou que uma de suas aeronaves tenha sido abatida recentemente por traficantes.
Não é verdade que um vídeo mostra um helicóptero da Polícia Civil do Rio de Janeiro derrubado por traficantes no complexo da Maré. A gravação compartilhada nas redes registra cenas do set do filme Na Linha de Fogo, produzido pela Disney em parceria com a AfroReggae Audiovisual.

As publicações enganosas somavam 2,2 milhões de visualizações no TikTok e centenas de compartilhamentos no Facebook e no X na tarde desta terça-feira (3).

Siga o canal do Aos Fatos no WhatsApp e receba nossas checagens e reportagens
[Vídeo mostra que] Bandidos derrubam helicóptero [da Polícia Civil) no complexo da Maré



Helicóptero com identificação da Polícia Civil está tombado no chão e cercado por fita amarela. Ao fundo, há uma comunidade com dezenas de casas próximas. Legenda enganosa afirma que se trata de cena real, gravada no Complexo da Maré
Posts nas redes têm compartilhado cenas do filme “Na Linha de Fogo”, gravado no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, como se fossem um registro real de um helicóptero policial derrubado por traficantes. O boato foi desmentido pela Polícia Civil e pela Disney, coprodutora do longa.

Por telefone, a polícia informou ao Aos Fatos que não houve queda recente de nenhum helicóptero da corporação e que as imagens retratavam uma cena ficcional.

Já a Disney confirmou, em nota, que a aeronave integra o set de gravações do filme, que está sendo produzido em parceria com a AfroReggae Audiovisual — também responsável pela série Arcanjo Renegado, que já foi alvo de desinformação.

Produção original do Globoplay, o filme retrata a luta por controle territorial entre traficantes e forças policiais e o impacto dos confrontos na vida dos moradores de favelas cariocas.