O Bolsa Família ainda está passando por algumas alterações, que devem durar, pelo menos, até o final deste ano. Neste momento, o Governo Federal estipulou novas regras de concessão para um grupo específico, que andou tendo problemas com sua inscrição desde o ano passado. Dessa forma, é bom ficar atento a elas para não perder o repasse.
Nesse sentido, se você é um dos beneficiários do programa que deve mudar alguns dados ou então faz parte das famílias que estão na lista de espera para receber o pagamento, continue acompanhando o texto a seguir.
Novas regras para famílias unipessoais do Bolsa Família
Na sexta-feira passada (25/08), o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) estipulou novas importantes regras de concessão para aqueles que querem se inscrever no Bolsa Família enquanto famílias unipessoais, que são aquelas compostas por apenas uma pessoa.
Conforme as alterações divulgadas, todos os municípios terão um limite de 16% de arranjos para famílias unipessoais em sua folha de pagamento. Através desse limite, o intuito é corrigir algumas discrepâncias que, de acordo com a pasta, surgiram entre 2021 e 2022.
Ou seja, enquanto as cidades manterem esse limite de arranjos, fica proibida a entrada de novas famílias unipessoais no cadastro, caso já tenha se atingido os 16% de concessão. Através do site oficial do MDS, a medida está sendo vista como uma forma de fazer com que o Bolsa Família realmente chegue às famílias mais necessitadas, que são as que possuem mais membros, por exemplo.
Lembrando que, até julho deste ano, devido à série de irregularidades que essas famílias apresentavam, o governo chegou a excluir cerca de 934 mil indivíduos que oravam só da folha de pagamento do benefício.
Veja a agenda de pagamentos do benefício
Por fim, veja abaixo as datas restantes de pagamento do Bolsa Família e atente-se às datas em que ainda faltam para receber seu benefício deste mês. Lembrando que algumas famílias, além do auxílio principal, ainda poderão ter acesso ao vale-gás, que está sendo entregue neste mês. Confira:
- 18 de agosto: poderão ter acesso aos pagamentos os que possuem NIS terminado em 1;
- 21 de agosto: poderão ter acesso aos pagamentos os que possuem NIS terminado em 2;
- 22 de agosto: poderão ter acesso aos pagamentos os que possuem NIS terminado em 3;
- 23 de agosto: poderão ter acesso aos pagamentos os que possuem NIS terminado em 4;
- 24 de agosto: poderão ter acesso aos pagamentos os que possuem NIS terminado em 5;
- 25 de agosto: poderão ter acesso aos pagamentos os que possuem NIS terminado em 6;
- 28 de agosto: poderão ter acesso aos pagamentos os que possuem NIS terminado em 7;
- 29 de agosto: poderão ter acesso aos pagamentos os que possuem NIS terminado em 8;
- 30 de agosto: poderão ter acesso aos pagamentos os que possuem NIS terminado em 9;
- 31 de agosto: poderão ter acesso aos pagamentos os que possuem NIS terminado em 0.
Se quiser consultar seu pagamento, basta acessar os links disponibilizados pelo Governo Federal:
- Bolsa Família (Android: https://bityli.com/QWgjUA ou iOS: https://bityli.com/DiMLHl);
- Caixa Tem (Android: https://bityli.com/SVbrUS ou iOS: https://bityli.com/FwISrT).