Governo Federal emite NOVO ALERTA para brasileiros sobre o inverno; saiba do que se trata

[ad_1]

O governo federal do Brasil emitiu um alerta sobre o inverno. A estação mais fria do ano vai começar no próximo dia 21 de junho no hemisfério sul do planeta. Como o Brasil está localizado nesta região, o alerta foi emitido. Mas, você sabe o motivo? Uma preocupação surgiu diante do fato de que muitas pessoas perderam de tomar a vacina contra a gripe durante a campanha.

De acordo com os dados do Ministério da Saúde, até o dia 16 de junho, 47 milhões de doses de vacinas contra a doença foram aplicadas em todo o Brasil. Mesmo diante deste alto número, a população brasileira atualmente está estimada em 211 milhões de pessoas. Ou seja, muitas perdas de tomar o imunizante.

Governo Federal emite NOVO ALERTA para brasileiros sobre o inverno;  saiba o que se trata
Fique atento a este alerta e se cuide! Elza Fiúza / Agência Brasil

Governo faz alerta sobre o inverno, que começa em breve no Brasil

Para o Ministério da Saúde, o ideal é que as pessoas busquem o imunizante antes da chegada do inverno, para que vá sendo feito o efeito esperado da vacina. O objetivo é fazer com que casos graves não sejam tolerados por causa da doença. Portanto, o indicado é que você busque um Posto de Saúde ou qualquer ponto de vacinação da sua cidade.

As baixas temperaturas tendem – e muito – a ampliar as doenças respiratórias. Com isso, o Ministério da Saúde informou à população brasileira que o Sistema Único de Saúde (SUS) ainda está com vacinas disponíveis contra a gripe para serem aplicadas e, desta forma, atingirem o número esperado de pessoas imunizadas. É importante que você verifique as informações da cidade onde você mora.

Como ainda é um caso que vem gerando dúvidas, é importante destacar que a queixa não se trata de um resfriado comum. Ela pode sim evoluir para uma doença mais grave, podendo levar o paciente à morte. É uma doença que requer todos os cuidados necessários.

A vacinação é voltada para as pessoas que têm a partir de seis meses de idade. No entanto, há grupos prioritários: idosos e pessoas imunocomprometidas, por exemplo. Estes grupos devem ser priorizados porque a doença pode evoluir de forma mais grave nestas pessoas. A incidência é maior do que nós demais. Trata-se de uma tendência natural.

Veja também: Cansado das danças nas suas redes sociais? Saiba como ENGANAR o algoritmo das plataformas

Doses bivalentes protegem contra a Covid-19 e estão disponíveis

As chamadas doses bivalentes protegem contra a Covid-19, que vitimou milhões de pessoas ao redor do mundo, e estão disponíveis nos postos de imunização. Podem levar todos aqueles que são maiores de 18 anos. Mas, é preciso ter completado o primeiro esquema de vacinação, com duas doses ou uma dose única.

Além disso, só podem tomar aqueles que tomaram as outras doses há, pelo menos, quatro meses. Até o momento, 22,6 milhões de doses foram aplicadas no Brasil com relação à vacina bivalente.

As chamadas vacinas bivalentes contêm a cepa original e subvariantes da Ômicron na sua composição. O imunizante, portanto, é considerado como seguro e tem aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser aplicado.

Saiba mais: CICLONES: o pior já passou ou precisamos nos preparar para algo MAIOR?

[ad_2]

Uol