O futuro da Rede Globo está ameaçado desde o início do Governo Bolsonaro. Não foram poucos os ataques que o presidente derrotado teceu contra o império da Família Marinho. Até o momento, inclusive, a concessão do canal ainda não foi renovada.
O deputado federal André Janones, responsável por comandar a comunicação digital da campanha do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), é um dos cotados para assumir o Ministério das Comunicações a partir de 2023. No momento, a pasta é comandada por Fábio Faria.
A atual concessão da Globo terminou em outubro e o canal já entrou com o pedido de renovação, que ainda não foi liberado pela pasta. O canal segue no ar porque, pela lei, as transmissões não podem ser interrompidas até uma decisão final.
Cabe ao ministério fazer um parecer e levar para a Presidência aprovar ou não. Caso o presidente negue a renovação, a decisão é submetida ao Congresso Nacional, que é quem tem a palavra final.
Janones ficou de fora do grupo de transição, o que dificultou a condução dele para o ministério. Ele, pessoalmente, também vem negando que vai assumir alguma pasta. Foram chamados para tocar a equipe de transição os jornalistas Franklin Martins, Florestan Fernandes Júnior e Tereza Cruvinel.