Se adaptando aos tempos modernos, o mundo do futebol vem se atualizando a cada ano com novas tecnologias sendo implementadas dentro e fora de campo, e uma das principais novidades nos estádios do Brasil é a chegada do biometria facial para o acesso dos torcedores. Por isso, na manhã desta quarta-feira (23), a Arena Fonte Nova, em parceria com a empresa Bepass, foi mais um equipamento esportivo do país a anunciar a instalação e utilização do sistema na praça esportiva.

A novidade tem o objetivo de substituir os antigos ingressos físicos, permitindo que os torcedores entrem no estádio apenas com sua face registrada no sistema. Em coletiva realizada nesta manhã, o fundador e CEO da Bepass, Ricardo Cadar, revelou que a ferramenta será implantada aos poucos até o prazo estabelecido pela Lei Geral do Esporte, em junho de 2025.

Quando deve começar?

Segundo o dirigente da Bepass, a implementação do novo método de acesso começará no jogo entre Bahia e Palmeiras, válido pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro e que está previsto para o dia 20 de novembro, apenas no setor de camarotes. O objetivo é seguir uma programação em outras áreas à medida que os jogos aconteçam, até que a tecnologia se torne obrigatória em junho do próximo ano.

“A gente consegue agilizar a entrada pela biometria facial com quase três vezes a velocidade normal. Com a biometria, é possível acessar o estádio em média 20 pessoas por minuto. Então isso aumenta quase três vezes o número, trazendo uma experiência de acesso muito melhor. Tem a parte aliada a segurança também que é muito importante. Além de combater na veia a questão do cambismo e venda de ingressos falsos”, afirmou.

Veja o cronograma previsto pela Bepass:


– Setor Camarotes – Bahia x Palmeiras, previsto para o dia 20 de novembro;
– Setor Visitantes – Bahia x Athletico, previsto para o dia 24 de novembro;
– Setores Cadeira Sudeste e Oeste Superior – Bahia x Atlético-GO, previsto para o dia 8 de dezembro;
– Setor Lounge Premium e Cadeira Oeste – 1º jogo do Bahia em 2025;
– Setor Cadeira Superior – 2º jogo do Bahia em 2025;
– Setor Cadeira Leste e Cadeira Norte – 3º jogo do Bahia em 2025.

Como funciona?

O novo sistema de reconhecimento facial será implementado em todos os setores do estádio, independente de cada ingresso ou setor, inclusive válido também para a torcida visitante. A aplicação será obrigatória para todos os torcedores, incluindo sócios e o público geral, sejam adultos ou crianças. Segundo Ricardo Cadar, o torcedor terá três formas de cadastrar a biometria facial. Entenda cada uma delas:

Programa sócio torcedor: Os sócio-torcedores do Esquadrão poderão cadastrar sua biometria diretamente no aplicativo, durante o processo de associação.

Compra de ingressos: Os torcedores que optarem por adquirir os ingressos de forma comum pelas bilheterias terão que fazer o cadastro da biometria facial de forma obrigatória antes de finalizar a compra.

Link no site da Fonte Nova: Haverá um link na página oficial da Arena Fonte Nova onde os torcedores poderão se cadastrar de forma antecipada. O cadastro terá que ser feito diretamente pela selfie do celular, dispensando o uso das câmeras de computador ou notebooks.

O diretor da empresa responsável detalhou todo o processo. “O cadastro da biometria será feito pelo telefone celular da mesma forma que abrir uma conta digital em um banco. O usuário vai fazer uma selfie, colocar um documento oficial e a partir daquele documento a gente faz todo o on-boarding para saber se aquela pessoa que está se cadastrando realmente é ela mesmo e se aquele documento pertence a ela. Por último, ele faz o acesso ao estádio sem ter que apresentar nenhum tipo de telefone, nenhum tipo de QR Code, nenhum tipo de carteirinha, é somente a face e mais nada”, explicou.

A Arena Fonte Nova é o segundo estádio da capital baiana a implementar o uso da ferramenta para os acessos, após o Barradão. Além da praça esportiva, a Bepass também instalou o sistema de biometria facial no Allianz Parque, Vila Belmiro, Morumbis, Maracanã, Arena do Grêmio e Arena das Dunas.