Um ambulante irregular, conhecido por abordar de forma insistente turistas e transeuntes no calçadão da Barra para alugar mesas, cadeiras e sombreiros na área da praia de forma clandestina, atacou fiscais da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) e depredou um veículo oficial da secretaria. Durante o ataque, que aconteceu na tarde desta quinta-feira (9), os fiscais estavam dentro do carro e correram risco de ferimentos.

O episódio ocorreu durante uma operação de fiscalização voltada para organizar o fluxo de pessoas e combater irregularidades no comércio local. Revoltado com a ação, o ambulante arremessou pedras contra o veículo oficial, e ainda agrediu verbal e fisicamente os agentes.

O secretário da Semop, Alexandre Tinoco, destacou a gravidade do ataque. “Não é apenas vandalismo. Trata-se de uma tentativa de intimidação ao trabalho de fiscalização, que busca garantir a segurança e a ordem nos espaços públicos”, afirmou. Ele garantiu que as medidas legais estão sendo tomadas para que o responsável seja punido.

A Prefeitura de Salvador repudiou o ato e reforçou que a organização do comércio informal é essencial para assegurar o uso adequado e seguro dos espaços públicos.