O SBT divulgou a nova estrutura organizacional nesta segunda-feira (11). A filha de Silvio Santos, Daniela Abravanel Beyruti, que havia assumido o comando da empresa em abril de 2023 como vice-presidente, passou a ser oficialmente a presidente. Ao seu lado estarão dois “super-executivos” (Fernando Justus Fischer e Marcello Sassatani) e, abaixo deles, três superintendentes, que vão liderar um grupo de diretores. No organograma só existia a vice-presidência e diretorias em níveis variados.
A nova estrutura já estava sendo definida nos últimos meses e só agora foi oficializada. Daniela já era considerada presidente, Fernando Fischer já assinava como diretor executivo de operações, agora chamado de COO (Chief Operating Officer, ou diretor de operações). Marcelo Sassatani, que era diretor financeiro, passa a ser CFO (chief financial officer, que é a mesma coisa que diretor financeiro).
Conforme o comunicado, Daniela e Fischer “irão liderar uma nova estrutura formada por três superintendências que irão englobar os diferentes departamentos da empresa, com o foco na promoção de excelência de resultados e experiência com os espectadores, clientes e parceiros”.
As três superintendências foram intituladas como Criação & Produção de Conteúdo; Negócios & Comercialização; e Distribuição, Tecnologia & Serviços. Leon Abravanel, diretor de Produção, assumiu a primeira superintendência. Sob seu guarda-chuva, ficaram Mauro Lissoni, diretor de programação recém-contratado; e Carol Gazal, diretora de produções.
Vicente Varela, que anteriormente assinava como diretor de Operações Comerciais e Inteligência de Mercado, passou a liderar a superintendência de Negócios & Comercialização. Ele vai comandar as equipes Operações Comerciais, Inteligência de Mercado, CRM e Dados, Experiência do Cliente, Marketing e Licenciamento, Assessoria de Comunicação, Produtos, Transformação Digital de Negócios e Licenciamento.
Depois de passar 21 anos afastado do canal, o engenheiro Alfonso Aurin, será o superintendente de Distribuição, Tecnologia & Serviços, que engloba as áreas de Tecnologia e Operações, Edição, Fábrica de Cenários, Cenografia, TI, Transformação Digital Tech, Desenvolvimento de Software e Infraestrutura.
Por meio de nota, o SBT informou que a nova estrutura está “focada na inovação, desenvolvimento de pessoas e com um olhar para o futuro do negócio” e que “esse novo modelo visa processos mais ágeis e competitivos, fortalecendo o ecossistema da empresa e alinhando suas operações às diretrizes do Grupo Silvio Santos”.