O comando da rede de atacarejo Assaí anunciou que está revisando seus investimentos e pode reduzir o montante ou vender ativos, como lojas próprias, devido ao aumento do custo do capital com a escalada dos juros básicos (Selic). A decisão foi decidida em uma teleconferência realizada nesta terça-feira (4) para discutir a proposta da administração para 2023.

Embora tenham surgido rumores recentes sobre a possibilidade de a empresa fazer uma oferta primária de ações, o presidente do Assaí, Belmiro Gomes, contestou essa hipótese e afirmou que a companhia tem outros meios para obter recursos sem precisar ir ao mercado ou se alavancar ainda mais .

A empresa tem buscado reduzir seu endividamento e entender que a venda de ativos ou a revisão de investimentos é o caminho mais adequado para lidar com a pressão das taxas de juros. No entanto, a direção destacou que essa decisão ainda está sendo avaliada pelo grupo.

Atualmente, existem 22 obras de lojas em andamento, com autorização de unidades do Extra em Assaí, que são mantidas “por enquanto”. A previsão para este ano é de 19 temperaturas e cerca de 20 inaugurações de lojas novas. A relação dívida líquida e lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação ajustada da empresa foi de 2,19 vezes no quarto trimestre, contra 1,91 vezes no ano anterior. O resultado financeiro líquido negativo teve um aumento de 30% no quarto trimestre, devido à alta na Selic.

Com informações Bnews