A Fundação Hemoba começa o mês de junho fazendo um alerta à população do estado da Bahia.
Os estoques de sangue para o atendimento das demandas transfusionais permanecem em estado crítico.
A instituição precisa da mobilização dos doadores para se preparar para o potencial aumento da demanda por hemocomponentes durante o mês que é marcado pelas festas de São João, brincadeiras com fogos e, em especial neste ano, a realização de jogos da Copa América na capital baiana.
Segunda a diretora de Hemoterapia, Rivania Andrade, o apoio da população é indispensável neste momento. “A Hemoba está toda arrumada para receber a festa da solidariedade.
Nos meses de março e abril sentimos uma redução de candidatos à doação, mas a necessidade de sangue é diária. Precisamos recuperar a frequência dos nossos doadores para garantir a assistência adequada durante o São João” – afirma a médica responsável pelo serviço.
Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos e ter idade entre 16 e 69 anos – menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal. É necessário estar descansado (ter dormido pelo menos 6h nas últimas 24h) e bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura, e portar um documento oficial com foto (RG, carteira de trabalho, carteira de motorista ou de reservista) em bom estado de conservação.