Em meio a maior crise da história da marca, a Americanas decidiu unificar os e-commerce Shoptime e Submarino à marca. A decisão, confirmada nesta terça-feira (2/7), diz que os sites e aplicativos das duas lojas online serão descontinuados e passarão ao domínio da varejista.

Em nota, a Americanas afirmou que a integração “acelera seu plano de transformação e foco e tem como objetivo fortalecer o digital da companhia a partir da marca Americanas”.


Americanas: ex-diretora que teve prisão revogada embarca para o Brasil
Ainda de acordo a empresa, a decisão é alinhada com a nova estratégia de negócios, focada em “uma operação mais ágil, rentável e eficiente”.

O Shoptime fazia parte do grupo desde 2005, quando já tinha uma década de atuação no cenário brasileiro. A marca é considerada pioneira no home shopping na América Latina. O Submarino se fundiu com a Americanas logo depois, em 2006.

A integração havia sido repassada em maio, de maneira parcial, às equipes da Americanas, especialmente aos envolvidos com as plataforma online da companhia. Eles já atuam transferindo os conteúdos do Shoptime e do Submarino para a varejista e, posteriormente, serão responsáveis pelo desligamentos das marcas.

Investigação por fraude


A Americanas é investigada pela Polícia Federal (PF) por fraude contábil. De acordo com a investigação, o esquema começou há mais de uma década e virou uma “bola de neve”, com o valor final chegando na marca de R$ 25,2 bilhões.

A estimativa foi feita com base na colaboração premiada dos dois ex-executivos do grupo: Marcelo Nunes, ex-diretor financeiro, e Flávia Carneiro, ex-superintendente de Controladoria da B2W e, posteriormente, também da varejista.