Diversas pessoas no Japão estão alugando carros, mas não para dirigi-los. O fenômeno crescente despertou a atenção de duas companhias de compartilhamento de carros — Orix e Times24 — que decidiram entrevistar alguns de seus usuários para entender os motivos para isso acontecer.
Segundo reportagem do jornal The Asahi Shimbun, as respostas reveleram diversos motivos para o aluguel dos carros: de tirar um cochilo a almoçar, passando por gravar um vídeo para o YouTube e carregar o celular.
“Eu aluguei um carro para comer uma refeição que comprei numa loja de conveniência porque não consegui achar nenhum outro lugar para comer”, disse um homem de 31 anos, que vive em Saitama, em entrevista para o jornal.
A alta disponibilidade é um dos motivos apontados para a quantidade crescente de aluguel de veículos para usos alternativos, já que serviços de compartilhamento de carros são extremamente comuns no Japão.
Existem mais de 12 mil estacionamentos de veículos disponíveis para aluguel no país e uma contratação de 30 minutos, por exemplo, custa cerca de 400 ienes (R$ 14,00).