O Serasa realizou um levantamento utilizando dados de janeiro de 2023 que indicam que o número de inadimplentes no Brasil voltou a crescer. Nos últimos meses, houve um aumento de 600 mil pessoas negativadas. Dessa forma, cerca de 70,09 milhões de brasileiros estão com o nome sujo atualmente.

Estar com o nome sujo pode gerar diversas consequências, isso porque impede que se tenha acesso a crédito, empréstimos e financiamentos. Para voltar a ter o nome limpo, é necessário que o consumidor bastante as suas dívidas com a empresa credora.

No entanto, muitas pessoas aguardam que as dívidas caducam para voltar a ter o nome limpo, mas será mesmo que isso acontece? Veja a seguir se uma dívida pode caducar após cinco anos.

Esperar uma dívida caducar pode não ser uma boa opção. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Dívidas caducam após cinco anos?

Atualmente, o número de inadimplentes no Brasil é o mais alto da história. Isso pode ser explicado pela alta do desemprego, pela perda ou pela crise econômica. Após ser inscrito no cadastro de inadimplentes, muitos brasileiros ignoram as dívidas por saberem que após cinco anos permaneceram cadastradas no sistema, elas caducam. Assim, o cidadão deixa de estar negativado, mas o que muita gente não sabe é que a dívida não é alguma.

Sendo assim, a única forma de ficar completamente livre da dívida é realizar o pagamento do mesmo. Para que um cidadão fique com o nome sujo, é necessário que não realize o pagamento de alguma compra, empréstimo ou financiamento. A empresa vai tentar entrar em contato algumas vezes para que o valor seja quitado e, caso não haja pagamento, o nome do cidadão está cadastrado na lista de negativados do SPC e Serasa.

Com o seu nome sujo, outras empresas também poderão ter acesso às dívidas ativas e podem considerar o consumidor em questão um mau pagador, de forma que não irão fechar negócios. Diante disso, conseguir crédito no mercado se torna mais difícil.

Além disso, ao esperar a sua dívida caducar, pois as empresas ainda poderão ter acesso a sua dívida, de forma que poderão continuar não querendo liberar crédito ou empréstimo.

Confira também: QUANDO é possível PERDER a CNH por causa de dívidas não pagas? Tire suas dúvidas!

Partice do Feirão Limpa Nome do Serasa

Uma boa opção para quem está negativado é participar do Feirão Limpa Nome do Serasa, que está aberto até o dia 31 de março e conta com descontos que podem chegar a até 99% de desconto. Para renegociar as dívidas, é necessário entrar no site do Serasa (serasa.com.br) ou baixe o aplicativo, que está disponível para iOS e Android (bit.ly/3KeLguv). Ainda é possível realizar o processo pelo WhatsApp (11) 99575-2096, pelo telefone 0800 591 1222 e nas agências dos Correios.

As empresas que estão oferecendo descontos no Feirão Limpa Nome são as seguintes:

  • Itaú, Avon, Crediativos, Ativos SA, Natura, Recovery e Riachuelo: até 99% de desconto;
  • Casas Bahia, Claro, Fort Brasil, Ipanema, Itapeva, Marisa e Renner: até 95% de desconto;
  • Tim: até 91% de desconto;
  • Oi, Santander, Calcard, Credsystem e O Boticário: até 90% de desconto;
  • Banco do Brasil e Crefisa: até 80% de desconto;
  • Vivo: até 50% de desconto.