[ad_1]

Trabalhadores do nosso país que estão sob o regime de Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), conseguem ter acesso a inúmeros benefícios que facilitam altamente a vida de um cidadão. Um desses benefícios é o abono salarial, um salário extra pago todos os anos para o trabalhador que se adequa aos critérios do abono.

Nesse ano de 2023, milhões de trabalhadores brasileiros devem receber os pagamentos do abono salarial. Os pagamentos vêm duradouros desde o mês de fevereiro e irão se estender por mais algum tempo. Confira no texto abaixo detalhes sobre os pagamentos, confira que novo grupo de trabalhadores vai poder acessar o novo depósito.

Veja como receber o valor total! / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Quem tem direito a receber o PIS/Pasep?

Foi dito anteriormente que os trabalhadores do país que possuem uma carteira de trabalho assinada podem receber o abono salarial. Entretanto, muitos podem se confundir com os critérios corretos para o recebimento deste benefício. Isso porque possuir uma carteira assinada não é a única exigência necessária para que um brasileiro consiga receber os pagamentos do abono salarial. Sendo assim, vamos verificar alguns dos requisitos para ter direito a este depósito.

Além da carteira de trabalho assinada, o abono salarial exige do trabalhador um tempo mínimo de anos trabalhando dentro do sistema de CLT. Atualmente, são exigidos pelo menos 5 anos de carteira assinada para receber o abono salarial PIS/Pasep. Mas, não é só isso! Ainda é possível que o trabalhador tenha um tempo mínimo de trabalho durante o ano-base utilizado para o cálculo do abono salarial. O tempo mínimo é de 30 dias de serviço, e para 2023 se considera 2021 como o ano-base. Os depósitos são feitos de acordo com o tempo trabalhado então, para receber o valor total é preciso ter 1 ano completo de serviço em 2021.

Além disso, para garantir o benefício o indivíduo só pode receber até 2 incentivos mínimos por mês em seu emprego. Por fim, o empregador deste funcionário deve ter informado corretamente os seus dados ao governo. Assim, é possível ter direito a todos os pagamentos.

Veja também: Quem trabalhou com carteira assinada em 2022 recebe o abono do PIS em 2023? Entenda!

Confira se você recebe novo pagamento PIS/Pasep

Hoje em dia, existem duas formas pelas quais um trabalhador do Brasil pode receber o abono salarial. Primeiramente, é possível receber por meio do Programa de Identificação Social (PIS). Este programa é exclusivo para os brasileiros que trabalham para o setor privado do país. Por outro lado, é possível receber por meio do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). Este é reservado para os servidores públicos do nosso país.

Da mesma forma, também é importante enfatizar que o PIS é pago por meio da Caixa Econômica Federal e segue os meses de nascimento dos trabalhadores. Em contrapartida, o Pasep realiza seus depósitos através do Banco do Brasil e segue o Número de Identificação Social (NIS). Sendo assim, confira abaixo quem deve receber a leva mais recente de pagamentos do abono salarial.

Para o PIS:

  • Nascidos em janeiro e fevereiro: 15/02;
  • Nascidos em março e abril: 15/03;
  • Nascidos em maio e junho: 17/04;
  • Nascidos em julho e agosto: 15/05;
  • Nascidos em setembro e outubro: 15/06;
  • Nascidos em novembro e dezembro: 17/07;

Para o Pasep:

  • NIS com final 0: 15/02;
  • NIS com final 1: 15/03;
  • NIS com final 2&3: 17/04;
  • NIS com final 4&5: 15/05;
  • NIS com final 6&7: 15/06;
  • NIS com final 8&9: 17/07.

Veja também: Saque extra do abono salarial está disponível até o final do mês: veja quem tem DIREITO

[ad_2]

Uol