Você provavelmente já viveu essa cena em um ônibus ou carro de aplicativo: aquele clima “olhando para o nada e pensando em tudo”, apenas encarando o vidro do veículo como num videoclipe de música triste.
Talvez, em um desses momentos, você pode ter percebido que as janelas têm um monte de pequenos pontinhos pretos na borda, perto de onde o vidro encontra a lataria. Pois é. Para que eles servem mesmo?
Muita gente acredita que a função das bordas pretas nas janelas dos veículos é apenas para deixá-los mais bonitos. Mas a verdade é que esses pontinhos são bem importantes para a nossa segurança.
Os pontinhos pretos, assim como suas bordas pretas, têm funções especificas, que se referem ao conforto e à segurança dos passageiros. A ideia de adicionar esse tipo de película sobre os vidros dos veículos ocorreu nas décadas de 1950 e 1960, quando os fabricantes pensaram em incluir esses adesivos para que os vidros permanecessem no lugar correto.
De fato, a ideia foi boa e funcionou. Mas, do jeito que era, ficava feio e com um visual agressivo aos olhos. Então, eles começaram a pensar em como melhorar a estética da película, sem perder sua funcionalidade. Foi aí que veio a ideia de usar as “fritas”, nome desses adesivos com bordas pretas e pontinhos pretos no acabamento.
Esses detalhes são feitos com tinta cerâmica para serem mais resistentes. Além disso, são fixados no vidro usando calor para que não desgrudem e impeçam o vidro de se mover para fora de onde está encaixado. Os pontinhos têm a função de dar um acabamento estético mais interessante, em degradê, fazendo uma transição suave entre a faixa preta e o vidro transparente.
Além desse efeito estético mais agradável, os pontinhos ajudam no controle da temperatura do vidro, enquanto ele está no processo de fábrica para evitar que empene com o calor. Por isso, nunca tente arrancar essa película com faixa e pontinhos pretos dos vidros do seu veículo. No seu carro, nada foi feito por acaso.