De acordo com o portal de notícias online, ‘Midiamax’, a Polícia Civil de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, emitiu um alerta sobre o desafio do ‘Pateta’ que teria começado no México, e em países de língua espanhola e já está no Brasil.
A Depca (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente) de Campo Grande, teria recebido tais informações da Polícia Civil de Santa Catarina.
Elaine Benicasa, delegada titular da Depca, afirmou que até o momento não há registro de nenhum caso no estado do Mato Grosso, mas que um alerta já foi emitido aos pais.
O desafio do ‘Pateta’ visa crianças e adolescentes que são desafiados a cumprir uma série de missões, passam a fazer assédio moral enviando mensagens aterrorizantes que incitam o autoextermínio.
Ainda segundo Elaine, o ‘modus operandi’ do grupo é o mesmo usado pelos criadores da ‘Baleia Azul’, existem vários perfis no Facebook e em outras redes sociais que usam o nome de Jonathan Galindo.
“Os pais precisam trazer segurança e educação cibernética para os filhos, explicando sobre os males encontrados na internet”, afirma a delegada.