A delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Brito, explicou, durante coletiva realizada nesta quarta-feira (22), porque traficantes estão escolhendo os bairros nobres de Salvador para realizar seus crimes. O questionamento surgiu após ser revelado que Averaldo Ferreira da Silva Filho, conhecido como Averaldinho, deu ordem para que traficantes atuassem com tráfico e roubos no Centro Histórico e em bairros como Graça, Barra e Corredor da Vitória.

Averaldinho, que é apontado com a grande liderança do tráfico de drogas da região do Calabar, está preso no Complexo Penitenciário da Mata Escura, mas continua dando ordens aos seus “soldados” de dentro da cadeia através de telefone, bilhetes e visitas na cadeia.

Para Heloísa Brito, a escolha pelos bairros nobres da capital baiana se dá pela “escolha por logística e pelo alto turismo”.

“Ele [Averaldinho] foi nascido em um determinado bairro aqui de Salvador, especificamente no Calabar, e a partir daí ele demandou toda a sua participação criminosa. Então é uma escolha em razão da logística, porque ele conhecia o território, e nós observamos isso. Muitas vezes o indivíduo começa a delinquir na área que ele já conhece, que ele tem mais ambiência, que ele tem mais participação”, explica a delegada-geral.

Brito ainda revelou que outros crimes estão prestes a serem elucidados, inclusive aqueles cometidos durante o Carnaval.

“A gente sabe que aquela parte da cidade é uma parte também muito procurada por turistas, e nós observamos inclusive alguns crimes que nós vamos agora conseguir concluir a apuração que aconteceram no Carnaval de Salvador. Exatamente eles aproveitando esse fluxo maior de pessoas aqui na nossa cidade”, concluiu.

Operação Hégira

Nesta quarta-feira (22), o Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco) deflagrou a Operação Hégira, com o objetivo de cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão de integrantes de um grupo criminoso investigado por tráfico de drogas e homicídios.


Entre os alvos estão Averaldinho e ‘China’, que é apontado como líder do PCC, e acabou sendo morto no bairro da Barra ao entrar em confronto com policiais.