Oloco, Papai Noel! O Detran de Goiás realizou testes de bafômetro com pessoas que ingeriram panetone antes de dirigir e, no exame, constatou-se a presença de álcool no tradicional alimento natalino.

O experimento com panetone, semelhante ao realizado anteriormente com pão, confirmou que o açúcar presente no alimento pode gerar álcool na boca, ocasionando um resultado positivo no bafômetro.

O Detran-GO explicou que esse álcool é restrito à região bucal e não alcança os pulmões. Apesar de o teste com panetone apontar níveis de álcool que podem levar a penalidades como suspensão da CNH, multa ou até prisão, o órgão destacou que a iniciativa tem caráter educativo. Dito isso, com os devidos cuidados para não reprovar no teste, o panetone tá liberado!

Em um vídeo bem humorado, o chefe do Detran-GO fez questão de ressaltar a importância de não misturar bebidas alcoólicas com direção, apesar da brincadeira com o panetone. ““Fez-se essa demonstração apenas para mostrar ao cidadão, e alertar do perigo da combinação álcool e direção”, diz Waldir Soares de Oliveira.