O corpo de Ian Lucas, de 20 anos, foi encontrado nesta quinta-feira (02/01) em uma área de mata no bairro do Trobogy, em Salvador. O jovem estava desaparecido desde que participou de um evento conhecido como “paredão”. De acordo com informações apuradas, Ian teria sido capturado por membros da facção criminosa “Bonde do Maluco” e condenado pelo chamado “tribunal do crime”.
O motivo do crime teria sido o uso da gíria “Cê Sabe” em um vídeo que circulou nas redes sociais. A expressão, que ganhou popularidade recentemente, seria utilizada para identificar supostos integrantes ou simpatizantes de grupos criminosos. O uso inadvertido da frase teria sido interpretado como um sinal de provocação ou desafio por parte dos criminosos.
A Polícia Militar informou que agentes da 50ª Companhia Independente (CIPM) foram acionados para atender à ocorrência. Após confirmarem o crime, isolaram a área e acionaram o Departamento de Polícia Técnica para remoção do corpo e realização do levantamento cadavérico.
O caso está sendo investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Autoridades não descartam a possibilidade de novas prisões ligadas ao crime. A tragédia reforça os perigos de gírias ou sinais associados a facções em contextos urbanos.