Cronograma do Enem tem MUDANÇAS para 2023

[ad_1]

O cronograma do Enem tem mudanças para este ano de 2023. As novidades no Exame Nacional do Ensino Médio foram anunciadas pelo Ministério da Educação (MEC). A prova se tornou uma das mais importantes de todo o Brasil, já que é o exame que permite que o aluno ingresse no ensino superior das mais variadas formas.

É importante ressaltar que por mais que estejamos no início do ano, a aplicação do Enem de 2023 já está sendo bastante aguardada por muitos estudantes, sobretudo por aqueles que desejam cursar uma faculdade, seja dentro ou fora do Brasil.

A nota do Enem permite que os candidatos tenham acesso a vários programas educacionais do governo, como é o caso do SiSU, ProUni e Fies. Vem saber quais foram as mudanças anunciadas.

Cronograma do Enem tem MUDANÇAS para 2023
Fique atento às mudanças no cronograma do Enem Crédito: @jeanedeoliveirafotografia 

Cronograma do Enem tem mudanças; confira quais são

De acordo com a portaria que foi devidamente publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 15 de março, o período de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio mudou. Agora, será entre 5 e 16 de junho. Antes, o período previsto era entre os dias 8 e 19 de maio. Portanto, os estudantes devem ficar atentos para não perder este período.

O calendário de aplicação das provas do Enem havia sido definido pela gestão anterior que estava à frente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Por outro lado, as outras datas seguem mantidas e são as seguintes:

A aplicação das provas do exame está marcada para os dias 5 e 12 de novembro deste ano. A divulgação do gabarito acontecerá no dia 24 de novembro, enquanto a divulgação de todos os resultados está prevista para 16 de janeiro.

É necessário lembrar a todos que a aplicação da prova do Enem Digital não vai acontecer neste ano. Segundo informou o Ministério da Educação, não há previsão para que esta modalidade do exame retorne, já que a prova digital teve uma adesão bem baixa e um alto custo de investimento.

As datas do Enem PPL, que é para pessoas privadas de liberdade, também foram mantidas: inscrições de 9 a 27 de outubro; 12 e 13 de dezembro para a aplicação do exame; o gabarito está programado para ser divulgado no dia 27 de dezembro e os resultados no dia 16 de janeiro de 2024.

Veja também: Cursos técnicos do SENAI: centenas de vagas gratuitas disponíveis na região

Afinal, o que é e quando foi criado o Enem?

O Enem, como é de conhecimento de todos, é o Exame Nacional do Ensino Médio, e foi instituído no ano de 1998. Antes, o objetivo da prova era avaliar o desempenho obter pelos alunos da educação básica, mas passou por uma reformulação no ano de 2009, quando passou a ser uma importante forma de ingresso no ensino superior.

As notas do Enem podem ser usadas nos seguintes programas: Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Além disso, algumas instituições de Portugal também aceitam as notas do Enem feito no Brasil.