Uma criança de 10 anos foi picada por uma cobra em sua cama, na madrugada dessa sexta-feira (5). A ocorrência foi registrada em uma fazenda em Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso, distante 360 quilômetros da capital, Cuiabá.
A criança, um menino de 10 anos, chamou pelos pais durante a madrugada, após ter sido picado. Ele foi levado às pressas, por volta das 4h, ao Hospital São Lucas.
A cobra seria uma jararaca, uma serpente venenosa.
A criança precisou ser transferida para o Hospital Regional de Sorriso, onde recebeu doses de soro para esse tipo de acidente. A direção do hospital informou que a criança está internada na ala da pediatria da unidade. O menino foi medicado com antialérgico e soro antibotrópico.
O estado de saúde do menino é considerado estável.
De acordo com informações da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), a jararaca é uma serpente venenosa, que chega a medir 1,20m. Ela geralmente foge assim que avistada. A jararaca tem desenhos que lhe proporcionam uma ótima camuflagem, o que torna difícil a visualização do animal, mesmo para olhos experientes.
Quando filhote, a jararaca, como a maioria dos membros do gênero Bothrops, tem a extremidade da cauda ligeiramente clara ou amarelada. Isto porque, ela utiliza a cauda para atrair pequenas rãs e sapos, bem como pequenos lagartos, do qual se alimenta.
Na fase adulta se alimenta de pequenos roedores. Existem mais de 30 variedades deste gênero no Brasil. A jararaca é conhecida também como caiçara, jaraca, jararacão e jararaca-dormideira. Atualmente ela é encontrada até em áreas degradadas.