O corpo do mergulhador profissional que estava desaparecido desde a última segunda-feira (16) foi encontrado na manhã desta sexta-feira (20), na Baía de Todos-os-Santos. O corpo de Williames da Silva Teixeira, de 54 anos, foi localizado durante buscas realizadas por militares do Corpo de Bombeiros na região.
O profissional havia desaparecido enquanto realizava a substituição de uma boia de sinalização na ancoragem de uma balsa, em uma operação relacionada às obras do sistema rodoviário da Ponte Salvador-Itaparica. O cilindro de oxigênio do mergulhador foi encontrado anteriormente, mas ele não retornou à superfície durante a atividade.
Na manhã desta sexta-feira, durante a entrega de equipamentos para a Polícia Militar, o tenente-coronel José Lusquinhos, especialista em mergulho, mencionou possíveis fatores que podem ter levado ao desaparecimento do trabalhador.
“Pode ter acontecido falha de equipamento, o planejamento não ter saído como ele esperava, o que gerou uma subida rápida, um afogamento ou até uma condição de saúde inesperada. É uma gama de fatores que podem ter contribuído para esse incidente. Será necessário estudar o que ocorreu em um mergulho comercial, que é estruturado para evitar esse tipo de situação, mas que infelizmente deu errado”, explicou.
Lusquinhos detalhou como as buscas pelo mergulhador têm sido realizadas desde o início. Ele destacou que, além das buscas subaquáticas, estão sendo realizadas buscas na superfície, considerando a possibilidade de o corpo ter flutuado. “Primeiramente, mergulhamos na área, que é um local profundo, exigindo um mergulho técnico e descompressivo. Já estivemos lá duas vezes e vamos retornar para esclarecer algumas dúvidas. O mergulhador soltou o equipamento dele, mas não sabemos se ele está com o lastro ou não. Vamos ampliar a área de busca para tentar localizar o corpo”, pontuou.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Adson Marchesini, também se pronunciou antes do corpo ser encontrado, afirmando que havia a possibilidade de o corpo estar boiando em algum ponto da Baía de Todos-os-Santos. “As buscas continuam. Temos o especialista em mergulho, coronel Lusquinhos, que já está deslocado para a área. A equipe segue no mar, realizando varreduras em toda a Baía de Todos-os-Santos. Há uma possibilidade de o corpo já ter flutuado, mas seguimos trabalhando incansavelmente, ampliando a busca subaquática para localizar a vítima”, declarou Marchesini.