A intolerância à lactose causa sintomas como barriga inchada, gás, má digestão e/ou diarreia, logo após a ingestão de alimentos de lactose, seja leite ou seus derivados, como queijo, iogurte ou manteiga.
A intensidade dos sintomas pode variar de acordo com o grau de intolerância de cada pessoa, sendo mais frequente e mais intensa naqueles que têm maior sensibilidade.
Para saber se pode ser intolerância à lactose é importante estar atento a sintomas como:
Barriga inchada;
Excesso de gás e dor abdominal;
Diarreia ou prisão de ventre;
Falta de energia e cansaço excessivo;
Irritabilidade fácil;
Dor de cabeça;
Aparecimento de manchas vermelhas na pele após a refeição;
Dor muscular ou articular.
Lactose é o açúcar presente no leite que, em condições normais, é digerido pelo corpo. No entanto, no caso da intolerância à lactose, esse açúcar não pode ser digerido adequadamente devido à diminuição ou ausência da proteína responsável por esse processo, lactase.
Além da intolerância à lactose, há também alergia ao leite, que pode causar sintomas semelhantes, mas que tendem a ser mais intensos. Saiba mais sobre alergia ao leite.
Como confirmar a intolerância à lactose?
Para confirmar a intolerância à lactose recomenda-se consultar um gastroenterologista para que os sintomas apresentados possam ser avaliados e sejam realizados alguns exames que ajudem a confirmar o diagnóstico.
Além disso, é indicado fazer um teste de exclusão alimentar, no qual leite e laticínios devem deixar de ser consumidos por cerca de 7 dias. Veja com mais detalhes como confirmar a intolerância à lactose.
Rede Brasil News