Separe o casaco: confira a lista das CIDADES mais FRIAS do Brasil

[ad_1]

O inverno teve início oficialmente no Brasil na quarta-feira (21), mas há quem defende que o frio em algumas localidades do país começou a fazer sentido bem antes. Isso porque existem cidades que são mais frias devido a localização, onde a sensação térmica contribui para diminuir ainda mais as temperaturas.

Nesses locais o frio é presença constante, inclusive em outras estações do ano, com os moradores acostumados a viverem sempre com baixas temperaturas, podendo ficar abaixo dos 0ºC. Como já era de se esperar, são cidades localizadas, em sua maioria, na região Sul do país e que ficam em relevos de maior altitude.

Os moradores locais já estão acostumados com o frio que faz por lá, mas quem não é da região pode se surpreender com o impacto da temperatura. Por isso, se você está pensando em viajar para algum desses locais é bom separar espaço na mala para os casacos e roupas de inverno.

Separe o casaco: confira a lista das CIDADES mais FRIAS do Brasil
As temperaturas mais baixas de 2023 foram registradas em maio e no começo de junho. Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil

Quais são as cidades brasileiras mais frias?

Os municípios brasileiros onde faz muito frio durante o ano todo se localizam na região Sul, onde foram registradas temperaturas próximas de 0ºC nos últimos dias. As primeiras cidades são Santa Maria e Alegre, no Rio Grande do Sul, elas são separadas por 200 km e de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registraram 1ºC na segunda semana do mês de junho.

Em seguida aparece Santana do Livramento, também no Rio Grande do Sul, fica na divisa do Brasil com o Uruguai. Por lá a temperatura combustível 0.6 ºC neste mês. Mais uma cidade que fica no extremo sul do país e na divisa com o Uruguai é Bagé, no Rio Grande do Sul, com -1,1ºC em junho.

Urupema, localizada na serra de Santa Catarina, é considerada a capital brasileira do frio e não atoa que em maio, bem antes do inverno chegar oficialmente, os termômetros marcaram -1.3ºC por lá. No Paraná quem lidera em termos de frio é o município de General Carneiro, na divisa com Santa Catarina, onde a temperatura de consumo é de -1,5ºC.

Ainda tem como ficar mais frio, em Vacaria, no Rio Grande do Sul, foram registrados -2ºC na segunda semana de junho. Em Quaraí, também no Rio Grande do Sul, a temperatura foi ainda mais baixa, de -2,4ºC pouco antes do começo do inverno. O recorde de cidade do Brasil mais fria em 2023 é de Bom Jardim da Serra, em Santa Catarina, onde em maio foi registrado -2,8ºC.

Veja também: Saiba como evitar DOENÇAS RESPIRATÓRIAS no frio do inverno

Municípios fora da região Sul onde as temperaturas são baixas

Na região sudeste o frio também é uma marca registrada no período do inverno. Nova Friburgo, na região serrana do Rio de Janeiro, é a cidade mais fria do estado, com o registro da temperatura de 2,4ºC em maio.

As cidades Caldas e Maria da Fé, ambas localizadas na Serra da Pedra Branca, em Minas Gerais, tiveram temperaturas de 1,6ºC em maio. O lugar mais frio do estado é Monte Verde, distrito de Camanducaia, onde a temperatura foi de 0,1ºC no mês de maio.

Veja também: Inverno vai ser ainda mais FRIO no Brasil em 2023? Saiba o que esperar da estação!

[ad_2]

Uol