A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) anunciou na última sexta-feira (10) que fará um novo concurso público para o preenchimento das vagas abertas  em seu quadro de empregados e já decidiu a banca organizadora. O certame será realizado pelo Instituto Consulpam que já assinou contrato com validade de 12 meses.

Embora a Conab, criada em 1990 e vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, possua sede em Brasília, as provas do concurso serão aplicadas em todas as capitais brasileiras.

Na estrutura da estatal estão superintendências regionais nos estados e 60 armazéns e graneleiros para o armazenamento de produtos agrícolas e garantia da alimentação da população. Ela é responsável por oferecer ao governo federal informações técnicas sobre previsão de safras, custos de produção e armazenagem, entre outros, visando a tomada de decisões e elaboração de políticas públicas.


O novo concurso deve disponibilizar 403 vagas para os cargos de assistente e analista a serem divididos entre a sede e as superintendências regionais. O primeiro possui salário inicial de R$ 3.459,87, com atuação administrativa, técnico agrícola, tecnologia da informação e contabilidade. Já o segundo tem remuneração inicial de R$ 8.140,88 e envolve formações variadas, como administração, arquitetura, arquivologia, ciências contábeis, direito, economia, engenharia agrícola, engenharia agronômica, engenharia civil, engenharia de alimentos, engenharia de segurança do trabalho, engenharia elétrica, engenharia mecânica, estatística, gestão do agronegócio, jornalismo, letras, nutrição, pedagogia, psicologia, relações públicas e tecnologia da informação.

Além do salário inicial, auxílio alimentação e outros benefícios também compõem a remuneração.