Você usa o WhatsApp através de seus dados móveis? Saiba que o uso ilimitado do app pode estar prestes a acabar!

[ad_1]

Atualmente, com uma melhoria notável das redes de telefonia em relação aos dados móveis, muitas pessoas estão optando por usar a internet móvel, que está ficando cada vez mais avançada. Entretanto, o alto custo dessa manutenção pode fazer com que as empresas reconsiderem alguns recursos, como o WhatsApp ilimitado.

Se você quer entender melhor o que isso significa, o que pode acontecer daqui para frente e qual o posicionamento dos gigantes do país em relação a isso, continue acompanhando a matéria a seguir.

Você usa o WhatsApp através de seus dados móveis?  Saiba que o uso ilimitado do app pode estar prestes a acabar!
Você usa o WhatsApp através de seus dados móveis? Saiba que o uso ilimitado do app pode estar prestes a acabar! / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Empresas de celular podem acabar com o WhatsApp ilimitado

Recentemente, excetivos das três principais operadoras de telefonia do país, a Vivo, a Claro e a Tim, informaram que todas estão debatendo o fim do acesso ilimitado às plataformas. Ou seja, as pessoas que utilizam o WhatsApp e outros aplicativos sem que haja consumo de créditos podem estar perto de enfrentar o fim desse recurso.

Para se ter ideia, com o conduzido desse serviço, as vendas de planos em todo o país passaram por um aumento significativo, fazendo com que 62% dos cidadãos acessassem a internet somente através dos dados móveis. A saber, o maior motivo para o uso dessas opções é justamente a possibilidade de utilizar o WhatsApp sem precisar se preocupar com o fim da internet, conforme dados do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

Em síntese, as operadoras costumam oferecer pacotes de dados com um teto de consumo aos clientes. Assim, através de acordos com as empresas de tecnologia, elas excluem alguns aplicativos de contagem de dados. Dessa forma, os clientes não precisam se preocupar em utilizar as plataformas com medo de que o 4G acabe, por exemplo.

Entretanto, para manter os planos, as operadoras devem assumir os custos do fornecimento de dados para atrair ainda mais clientes ou então cobram dos fornecedores. Com isso, algumas empresas, como a Claro, já estão chamando a ação de “erro”, já que essa proposta gera gastos na casa dos milhões.

Veja também: WhatsApp anunciou que vai BANIR quem baixar ESTES apps

Posicionamento das operadoras sobre a possibilidade

Além disso, atualmente a Claro oferece tanto o WhatsApp quanto o Facebook, o Waze, o TikTok e o Instagram gratuitamente e afirmou que não comenta o assunto. Já a Tim, que garante acesso ao transportador, ao Twitter, Instagram, Facebook e Deezer, prefere não comentar sobre a possibilidade de acabar com os planos ilimitados.

Em contrapartida, a empresa afirmou que oferecer tráfego de tráfego não remunerados sempre gera algum tipo de compensação. Para saber se manterá suas operações, é necessário que ela avalie se a quantidade de clientes que utilizam os recursos pagos pelo custo.

Por fim, a Vivo é a empresa que menos oferece benefícios, pois seus clientes têm acesso somente ao WhatsApp ilimitado. Dependendo do plano, alguns podem acessar o Waze, tendo afirmado que está trabalhando para reduzir o número de aplicativos com essa função.

Veja também: 3 novas FUNÇÕES do WhatsApp que você não pode deixar de conhecer!

[ad_2]

Uol