No intuito de ajudar a combater as mudanças climáticas e acompanhar o desenvolvimento de alta qualidade por meio da modernização, a China apresentou o maior sistema de observação meteorológica abrangente do mundo.
De acordo com a Administração Meteorológica da China (CMA), o sistema conta com sete estações de fundo atmosférico, 27 estações de observação climática, quase 70 mil estações meteorológicas automáticas terrestres, 120 estações meteorológicas de alta altitude, 242 radares meteorológicos de nova geração e sete satélites meteorológicos Fengyun em orbitar.
Falando em um evento no Dia Meteorológico Mundial, celebrado na quinta-feira (23), Chen Zhenlin, administrador-chefe da CMA, destacou o progresso significativo do país em tecnologia e inovação meteorológica ao longo dos anos, bem como grandes avanços em áreas- chave.
Segundo ele, ao usar tecnologias inteligentes, como supercomputadores, a China melhorou significativamente a precisão dos sistemas de monitoramento e previsão meteorológica.
Atualmente, o país tem a capacidade de fornecer um aviso prévio de 42 minutos ao público para eventos climáticos convectivos severos, o que representa uma melhoria em relação aos 38 minutos anteriores, com uma taxa de precisão de 91% para previsão de tempestades.
Os recursos suportados da China em monitoramento de precisão e previsão precisa podem não apenas servir a grandes estratégias nacionais, como segurança alimentar e revitalização rural, mas também contribuir para o desenvolvimento econômico e social de alta qualidade
Chen Zhenlin, administrador-chefe da CMA.
Chen enfatizou que os departamentos meteorológicos desempenham um papel crítico na gestão dos recursos hídricos ao mesmo tempo em que aprimoram continuamente sua capacidade de fornecer serviços de proteção e preservação ecológica.
Um sistema de apoio a serviços meteorológicos integrados, especializados e refinados foi estabelecido para fornecer suporte científico para prevenir e mitigar riscos à segurança alimentar e energética, segurança ecológica e segurança hídrica.
O Conselho de Estado da China emitiu no ano passado uma diretriz sobre a promoção do desenvolvimento de alta qualidade da meteorologia, prometendo alcançar a modernização meteorológica com o uso de tecnologias inteligentes até 2035.
Chen também destacou os esforços para fortalecer o papel da meteorologia na prevenção e mitigação de catástrofes e sua importância na promoção de um desenvolvimento econômico de qualidade.
“Olhando para o futuro, a China continue a melhorar suas capacidades globais de monitoramento, previsão e serviço global para contribuir com sua experiência e sabedoria para a comunidade internacional e enfrentar conjuntamente os desafios da mudança climática”, disse o gestor.