A perseguição a todo vapor da Polícia Militar da Bahia (PM-BA) aos fugitivos do presídio de Mata Escura, em Salvador, neste sábado (21) e domingo (22) ampliou o número de fuzis apreendidos neste ano. O número atual, com os dois localizados há dois dias, chega a marca de 51 – entre janeiro e outubro. Este já é o recorde da história.

O radar de apreensão considera a ampliação do trabalho de inteligência, por meio dos novos Núcleos, juntamente com a integração das Polícias Militar, Civil e Federal, ‘fechada’ pela instalação da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO).

“Retirar armas das mãos do crime organizado, principalmente dos traficantes que promovem assassinatos de rivais, de usuários com dívidas e até de moradores que não compactuam com a atividade ilícita da venda de entorpecentes é prioridade”, destacou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.

Regiões como os bairros de Tancredo Neves, Calabar e Valéria também sediaram outras apreensões de fuzis em 2023. No mês de junho, por exemplo, uma ‘cilada’ para impedir que um “bonde” atacasse traficantes rivais no Subúrbio Ferroviário gerou a localização de 13 fuzis.

Três meses depois, criminosos gravaram um vídeo exibindo fuzis e indicando uma “invasão” na região do Calabar e Alto das Pombas. Após a divulgação, as forças de segurança conseguiram localizar seis fuzis.

Valéria

Também no mês de setembro, três armas do calibre 5,56 foram encontradas com integrantes de duas facções, além de granadas.