Um candidato a vereador de Minas Gerais, que não teve seu nome revelado, foi preso durante uma operação da Polícia Federal nesta quinta-feira (19), com suspeita de participação em um grupo criminoso que traficou 70 brasileiros para os Estados Unidos.
Segundo informações do jornal O Globo, dois mandados de prisão foram expedidos pela 2ª Vara Federal de Governador Valadares, sendo um delas para cumprimento na cidade e outro em Ipanema. Foram expedidos também oito mandados de busca e apreensão, como o sequestro de bens e valores até o limite de R$ 8,6 milhões, na Operação Expedition.
De acordo com a investigação, o político era encarregado de captar as vítimas que seriam contrabandeadas por outro suspeito de governador valadares. Sua localiade também não foi informada.
Os suspeitos envolvidos no caso podem responder pelos crimes de promoção de emigração ilegal, envio irregular de criança e de adolescente para o exterior e também associação criminosa. No total, as penas podem chegar a 16 anos de prisão.
Em nota, a PF afirmou que após um aprofundamento nas investigações, foi revelado uma associação criminosa para a promoção de emigração ilegal que já teria enviado mais de 70 pessoas para os EUA.
Com o compartilhamento de provas, autorizado judicialmente, a Polícia Federal aprofundou nas investigações que revelaram uma associação criminosa para a promoção da emigração ilegal que já teria enviado mais de 70 pessoas para os Estados Unidos”, diz a nota.