A “Operação Torre”, deflagrada na tarde desta terça-feira (4), realizou buscas em oito celas do Conjunto Penal Masculino em Salvador. A operação investiga um dos principais líderes do tráfico de drogas que atua na Região Metropolitana de Salvador.
A “Operação Torre” teve o objetivo de desarticular o esquema de comunicação e o plano de expansão da organização criminosa dentro do sistema penitenciário. O investigado estaria se comunicando por aparelho celular com internos de outras unidades, apesar de preso no conjunto penal. Um celular foi apreendido na cela dele.
De acordo com investigações do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), a organização criminosa liderada pelo investigado atua na exploração do tráfico interestadual de drogas e armas, lavagem e ocultação de bens ilícitos e na prática de homicídios na RMS. Possui ainda “claro propósito de estender seu território de atuação dentro dos presídios mediante violência e coação”.
Realizada pelo Gaeco, a operação também contou com apoio da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), por meio do Grupo de Segurança Institucional (GSI) e do Grupamento Especializado em Operações Prisionais (Geop); do Grupo de Atuação Especial de Execução Penal (Gaep) do Ministério Público (MP-BA) e da direção do Conjunto Penal Masculino.