O terrorismo vivido por brasileiros em Israel está perto de chegar ao fim. A Força Aérea Brasileira (FAB) anunciou, neste domingo (8), o começo da operação de resgate das pessoas do país que estão presentes na área conflituosa, com o envio de aviões para a localidade. O reforço também considera os territórios palestinos.

Com capacidade para 230 passageiros, um dos aviões, modelo KC-30, sairá de Natal (RN) para a Itália, onde aguardará ordem para partir em busca dos brasileiros no Oriente Médio.

A expectativa é que a primeira decolagem aconteça entre este domingo e esta segunda-feira (9), segundo o comandante da Aeronáutica, Marcelo Damasceno. Segundo o portal g1, há seis aeronaves prontas para a missão.

Para atingir o objetivo dessa intervenção, a lista de passageiros deve ser encerrada na manhã desta segunda. Médicos e psicólogos serão enviados para prestar assistência aos brasileiros removidos.

Até o momento, mais de 900 pessoas morreram no conflito entre Israel e o grupo Hamas, que já chegou ao segundo dia.

Expectativa

Após cerca de oito companhias aéreas mundiais anunciarem o cancelamento dos voos para Israel neste sábado, as operações no Aeroporto Ben-Gurion, de Israel, podem ser normalizadas nos próximos dias, ainda conforme a publicação. Com a medida, os brasileiros podem deixar o país em voos comerciais.