Querendo ou não, as bebidas gaseificadas são um tanto quanto atraentes para o paladar de boa parte das pessoas. Isso porque a sensação de que o gás pode trazer é extremamente interessante, além da alteração causada no próprio sabor.
Dentre essas bebidas, portanto, tem-se como destaque a água com gás. A água com gás também serve como uma forma de hidratar-se, porém, o que muita gente não sabe, é que ela também pode ter alguns malefícios voltados ao ser humano.
Tendo isso como base, é imprescindível entender um pouco melhor quais são os verdadeiros benefícios e malefícios da ingestão de água com gás, garantindo mais controle à saúde e evitando situações que podem resultar em malefícios negativos.
Saiba quais são os benefícios da água com gás
Assim como dito anteriormente, as bebidas gaseificadas, querendo ou não, são um tanto quanto atraentes para o paladar. A sensação causada pelo gás presente nessas bebidas traz uma diferença ao paladar, garantindo uma experiência mais agradável no momento da ingestão.
Dessa forma, normalmente, as pessoas optam pelos refrigerantes e sucos gaseificados. Contudo, isso não é nada bom. O motivo é um tanto quanto simples: essas bebidas contêm um número enorme de aditivos e de calorias, além de ingredientes considerados “desnecessários” para o corpo humano.
Por outro lado, aqueles que gostam da sensação causada pelo gás podem optar pela substituição dessas bebidas por água com gás. A bebida é um tanto quanto apetitosa, e traz benefícios como:
- Aumento da elasticidade da pele;
- Fortalecimento dos ossos;
- Eliminação das toxinas;
- Entre outros.
Quer mais um benefício? Bem, os grandes chefs de cozinha sempre ingerem os alimentos com uma água com gás ao lado. Isso porque o gás presente na água é capaz de deixar as papilas gustativas da língua mais sensíveis ao sabor dos alimentos, aumentando a experiência gastronômica e deixando tudo mais gostoso.
Nem tudo são flores… confira também os malefícios da bebida
Um dos grandes questionamentos dos amantes de água com gás está voltado para a possibilidade da bebida servir ou não para hidratar o corpo do ser humano. Para sanar de uma vez por todas a questão, a resposta é: sim! A água com gás possui os mesmos princípios necessários para a hidratação do corpo humano como a água “normal”.
No entanto, infelizmente, a água com gás pode trazer um malefício interessante de ser observado ao corpo humano. Mais especificamente, o malefício está voltado para os dentes dos indivíduos, visto que o gás da água pode ser negativo para eles.
De uma forma mais clara, como é de conhecimento geral, os dentes dos indivíduos possuem uma camada externa nomeada de “esmalte dental”. Esse esmalte é composto por hidroxiapatita, que é um mineral com cálcio e também com a presença de fosfato.
Neste sentido, a boca e a saliva possuem um pH neutro, porém, ao consurmir-se as bebidas com gás, esse pH é diminuído em razão da acidez proposta pelas bebidas, como é o caso da água com gás. Assim, o esmalte do dente começa a dissolver.
Contudo, isso não quer dizer que a orientação é para parar de consumir a bebida, talvez somente diminua a frequência de ingestão já seja suficiente.