Joilson Santos da Cruz, conhecido como “Dentinho” ou “Broa”, apontado como o 03 da facção criminosa Tropa do A, morreu no início da tarde desta quinta-feira (21) após ser baleado durante um confronto com policiais da Rondesp Atlântico. O embate ocorreu em Portão, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), em uma operação que começou no bairro Planeta dos Macacos, em São Cristóvão, Salvador na manhã de hoje (21).
A operação teve início quando policiais da Rondesp chegaram ao Planeta dos Macacos, área conhecida pela intensa atuação da facção. Durante a ação, homens armados fugiram, e Gabriel, vulgo “Cabeludo”, líder do grupo, chegou a fazer a própria esposa, grávida, de refém. Após negociações, Gabriel conseguiu escapar, mas informações obtidas pelo setor de inteligência da polícia indicaram que “Dentinho” havia fugido para Portão, onde se escondia.
Por volta das 11h, as equipes localizaram o esconderijo de Joilson Santos da Cruz. Ao ser abordado, “Dentinho” reagiu e atirou contra os policiais, desencadeando uma troca de tiros. Ele foi baleado e socorrido pelos próprios agentes ao Hospital Menandro de Faria, mas não resistiu.
O local do confronto foi isolado para perícia, e investigações preliminares indicam que “Dentinho” comandava ações criminosas em diversas áreas, incluindo o Planeta dos Macacos e Holanda Pires. A facção é suspeita de envolvimento em tráfico de drogas, homicídios e extorsões na capital e região metropolitana.
Equipes continuam as buscas por outros integrantes do grupo, incluindo “Cabeludo” e comparsas, que seguem foragidos. A polícia reforçou o cerco no Planeta dos Macacos e em pontos estratégicos na Região Metropolitana.