A Força Aérea Brasileira (FAB) encontrou, nesta sexta-feira (7), o avião monomotor que estava desaparecido desde a manhã de segunda (3) na Serra do Mar, no Paraná. Segundo a corporação, a aeronave foi localizada próximo ao Pico Canavieiras, sem sobreviventes.
O avião transportava Heitor Guilherme Genowei Junior, 42 anos, Felipe Furquim, 35 anos, ambos servidores da Casa Civil do Governo do Paraná e o piloto Jonas Borges Julião, de 37 anos. Eles foram encontrados mortos.
“A Força Aérea se solidariza com os familiares das vítimas e comunica que investigadores do Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, localizado em Canoas, órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, foram acionados para realizar a Ação Inicial no local do acidente”, informou a FAB, em nota enviada ao BHAZ.
Buscas mobilizam forças de salvamento
As buscas, que duraram cerca de 65 horas, mobilizaram a FAB (Força Aérea Brasileira), o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar do Paraná. O avião monomotor decolou do aeroporto de Umuarama às 7h50 dessa segunda-feira. De acordo com a Infracea Aeroportos, que administra o terminal, o destino informado foi a cidade de Paranaguá.
“Após recebermos informação de que aeronave não realizou o pouso planejado, o Órgão responsável pela investigação, SERIPA V (Órgão Regional do CENIPA – Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), foi imediatamente informado e está procedendo às investigações e procedimentos previstos”, diz nota da empresa.
Ao receber a notificação do desaparecimento, a Salvaero deslocou uma aeronave SC-105 Amazonas, do Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2º/10º GAV) de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, para atuar nas buscas.
A procura pelo avião e pelos ocupantes também contou com auxílio de uma aeronave H-60 Black Hawk da FAB. Em apoio ao Salvaero, o Corpo de Bombeiros do Litoral do Paraná também conduziu buscas por terra.