Desde pequenos sabemos que não podemos sair mostrando a língua por aí, já que esse é um ato muito mal educado. Só que isso só vale para fora de casa. Em casa, devemos dar muita atenção à essa parte do corpo, já que ela pode mostrar muitos sinais de como está a nossa saúde.
Por ser uma região sensível, nossa língua consegue logo demonstrar qualquer desequilíbrio que ocorra. Veja como está a sua saúde:
1. Uma língua saudável deve ter essa aparência.
O tamanho das papilas não importa, mas ela deve ser rosada e limpa. A recomendação dos médicos é a limpeza da boa por dois minutos, ao menos 2 vezes ao dia, incluindo a escovação da língua e dos dentes
2. Alguns pontos brancos podem aparecer ou a língua pode ficar toda branca.
Isso é a chamada saburra lingual, uma massa de células mortas, bactérias, muco e restos alimentares. Essa condição é uma das principais causas de mau hálito, mas na maioria das vezes, basta melhorar a higiene.
Mas se for persistente ou causar dor, melhor procurar um médico, já que pode significar candidíase oral ou até mesmo algum sinal de câncer.
3. Existe ainda a língua geográfica.
Trata-se de uma língua com manchas avermelhadas e lisas na língua. Não é uma doença, e nem está aliada à alguma infecção, é simplesmente uma característica da língua. Em alguns casos, pode dar uma sensação de queimação, mas basta não comer nada quente, salgado, picante ou ácido.
4. Língua inchada ou muito vermelha.
Pode ter sido um machucado feito por algo quente ou muito picante. Mas se isso não tiver acontecido, pode indicar a falta de vitaminas (ácido fólico ou vitamina B-12).
Uma sensação de dor ou queimação é comum no período após a menopausa, o que exige uma pasta de dente mais suave.
5. Feridas ou lesões
Caroços irregulares, úlceras e feridas por mais de 6 semanas são mesmo preocupantes. São sinais de infecções, inflamações ou até mesmo câncer.
6. A língua pode ficar marrom e cabeluda.
Pode parecer muito alarmante, mas não é o que parece. É apenas um sintoma de uma severa falta de higiene. Também é mais comum em pessoas que tomam muito café e chá, ou que tomam medicamentos com bismuto.
Mas você deve estar se perguntando: “como assim? Cresce pelo na língua?”. Na verdade, as papilas aumentam de tamanho e ficam parecendo pelos.
7. Ondulações.
Ondulações na lateral da língua também merecem atenção. Isso acontece poque a língua está inchada e começa a ganhar as marcas dos dentes. O problema é descobrir o motivo do inchaço, que pode ser desidratação, alergias, ATM, e deficiência do qi do baço.
8. Fissuras
Também não apresenta nenhum mal. É apenas uma característica da língua. O importante é fazer uma boa higienização da língua para que restos de comida não se acumulem nessas fendas.
Viu a importância de observar e conhecer sua língua? Qualquer coisa de diferente já pode ser tratada desde o início, ou coisas que parecem graves não passam de características naturais. O melhor de tudo é que sabemos como a boa higiene da língua nos livra de muita coisa, inclusive de passar vergonha com um péssimo hálito.
Diário Vip