Manter o corpo hidratado é uma grande necessidade dos seres humanos, não só para o funcionamento de muitos de nossos órgãos, como também para a nossa sobrevivência. Afinal, manter-se hidratado ajuda a regular a temperatura corporal, fornece nutrientes às células, lubrifica as articulações e até mesmo previne algumas infecções.

Sobretudo quando estamos praticando algum exercício, nosso corpo perde líquidos transpirando e o processo de hidratação torna-se ainda mais importante para conseguirmos continuar mantendo a função normal do corpo. Entretanto, nem só a água é um líquido eficiente para nosso dia a dia. Veja só quais são as três melhores bebidas hidratantes além da H2O que pode fazer parte do nosso dia a dia!

1. Leite de vaca

(Fonte: Pixabay)

Embora a água seja a melhor escolha quando estamos com sede, existem outras saídas para a nossa saúde encontradas com certa facilidade. Uma das opções mais relevantes é o leite de vaca, que é basicamente feito de 90% água — algo que o torna uma excelente fonte de hidratação.

O leite também possui potássio em sua fórmula, que atua como um eletrólito importante na hidratação e na função muscular. Além de tudo isso, essa bebida contém mais 13 nutrientes essenciais, como cálcio, vitamina D e algumas outras proteínas saudáveis.

Por conta de todos esses benefícios e nutrientes, o leite é considerado uma ótima bebida para atletas e para quem está buscando fontes superiores de hidratação no pós-treino.

2. Shake de frutas

(Fonte: Pixabay)

Os famosos smoothies, também conhecidos como shakes de frutas feitos com leite de vaca, iogurte grego e até mesmo alguns vegetais, são outras opções muito interessantes para quem está procurando uma fonte eficiente de hidratação. Visto que também usa o leite de vaca como base, muitas das características citadas no tópico anterior seguem sendo bastante relevantes.

Frutas e vegetais, por sua vez, possuem alto teor de água em sua composição e aumentam a hidratação de um smoothie ainda mais. É interessante ressaltar que os shakes de fruta também estão repletos de nutrientes e antioxidantes, o que não só ajuda no funcionamento do corpo, mas ajuda na prevenção de doenças e infecções.

Muitos especialistas recomendam que os consumidores evitem os smoothies vendidos em embalagens fechadas, o que mostraria que aquele líquido passou por diversos processos de concentração e evaporação da água por calor. Por consequência, isso faria com que o teor de vitaminas diminuísse consideravelmente e que a hidratação não fosse tão efetiva.

3. Bebidas esportivas

(Fonte: Pixabay)

Principalmente se você for um atleta ou tiver praticado algum exercício de alta intensidade recentemente, as bebidas esportivas são uma ótima fonte de hidratação rápida. A razão é que esse tipo de líquido fornece sódio e potássio, os principais eletrólitos perdidos no suor humano.

Caso você não saiba, os eletrólitos são importantes para mover água e nutrientes para partes do corpo onde são necessitados, mantendo um equilíbrio de fluidos dentro das células do corpo. Com isso, as bebidas esportivas com eletrólitos ajudam a repor tudo aquilo que foi perdido durante uma sessão de treinamento.

Esse tipo de bebida também fornece algumas porções de carboidratos, os quais são altamente necessários para treinos que durem mais de 90 minutos. Se você estives gastando muita energia sem repô-la, seu corpo não conseguirá manter o desempenho. No entanto, é importante sempre tentar ficar o mais longe possível de fórmulas com muito açúcar adicionado, corantes e outros ingredientes sintéticos — uma vez que produtos químicos em excesso não fazem bem para a nossa saúde.