Como aproveitar o resto de bacalhau da Semana Santa

Bolinhos de bacalhau

Os bolinhos de bacalhau são uma das receitas mais conhecidas e apreciadas da culinária portuguesa. Para fazer os bolinhos, comece desfiando o bacalhau e misturando com batatas cozidas amassadas, cebola, alho, salsinha e outros temperos a gosto. Modele a mistura em formato de bolinhos e frite em óleo quente até dourar. Sirva quente com uma salada de folhas verdes.

Salada de bacalhau

Uma opção mais leve e refrescante é a salada de bacalhau. Comece desfiando o bacalhau e cozinhando algumas batatas em cubos. Adicione cebola, azeitonas, tomate e pimentão em cubos à mistura. Tempere com azeite, vinagre e salsinha e misture tudo cuidadosamente. Sirva frio como acompanhamento ou como uma refeição leve.

Bacalhau ao forno

Essa é uma opção mais elaborada, mas que vale a pena para uma refeição especial. Refogue cebola, alho e tomate, acrescente o bacalhau desfiado, azeitonas e pimentão. Coloque em uma forma, cubra com batatas em rodelas e regue com azeite. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por cerca de 30 minutos ou até dourar.

Torta de bacalhau

Uma opção que agrada a todos é a torta de bacalhau. Para preparar a torta, refogue cebola, alho, tomate e bacalhau desfiado em azeite. Misture com ovos, queijo ralado e creme de leite. Coloque em uma forma com massa de torta e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por cerca de 40 minutos ou até dourar.

Espaguete com bacalhau

Uma opção simples e rápida é fazer um espaguete com bacalhau. Refogue o alho e a cebola, acrescente o bacalhau desfiado, o tomate e o pimentão. Cozinhe o espaguete em água fervente com sal e misture com o molho. Sirva com queijo ralado.

Em resumo, o bacalhau pode ser aproveitado de diversas maneiras depois da Semana Santa. Desde bolinhos até tortas, as possibilidades são muitas. Basta usar a criatividade e transformar as sobras em pratos deliciosos. Aproveite!