Uma das maneiras mais deliciosas de se saborear uma carne é fazendo ela assada no forno. No entanto, esse processo é um verdadeiro dilema: a carne pode ficar dura, ressecada ou passar do ponto – muitas vezes, tudo isso de uma só vez.

Parece quase impossível conseguir saborear uma carne assada sem ter que apelar para um restaurante, né? Mas calma, existem algumas dicas que podem te ajudar a deixar essa carne simplesmente perfeita! Detalhes importantes podem fazer toda a diferença durante a cocção das carnes preparadas ao forno.

Para que você aprenda a como fazer carne do forno da maneira correta, sem passar por nenhum perrengue em casa, o Guia da Cozinha vai te dar uma mãozinha para você arrasar naquele almoço especial em família. Seja carne de boi, de frango ou suína, esses truques são infalíveis para ter um resultado pra lá de especial em casa. Já separa o bloco de notas para não perder nenhum desses passos:

Antes de anunciar o almoço especial com uma carne assada, pense bem no tipo de peça que você vai preparar. Isso porque nem todo tipo de corte de carne é o ideal para se preparar ao forno. Para que a sua carne assada não vire um plano impossível, opte por peças inteiras de, pelo menos 1 kg ou 1,5 kg. Peças inteiras não correm muito risco de ressecarem e ficarem cruas por dentro durante o preparo. Também é interessante escolher cortes que não possuem tanta gordura assim ou, então, se o seu bolso permitir, prefira os cortes que são marmorizados – em que a gordura está entremeada a carne.

Os cortes

Cada tipo de carne que você escolher demanda um corte para ser feito ao forno. Um dos clássicos é a carne bovina, mas você pode escolher a que mais preferir! Os peixes, por exemplo, ficam ótimos feitos no forno, e devem ser preparados por inteiro. Eis alguns cortes que você pode apostar sem medo para arrasar naquele almoço em família:

Bovino: maminha, alcatra, picanha, costela e acém;
Frango: coxas, sobrecoxas ou o frango inteiro;
Suíno: pernil, costelinha, lombo, copa lombo e paleta.

Tem que ter tempero!

É, minha gente, como fazer carne no forno sem aquele temperinho especial?! Você pode apostar nos clássicos: alho, cebola, pimenta do reino, sal, ervas finas, etc. Mas, uma regra valiosa para as carnes feitas no forno é usar e abusar dos temperos líquidos para que a suculência seja garantida. Então, você pode preparar uma marinada com suco de laranja, cerveja ou vinho, e deixar a carne curtindo esse sabor de um dia para o outro. Ah, uma outra dica importante é: só salgue antes de coloca-la para assar – já que o sal desidrata a carne.

O forno

O forno é uma das peças-chaves para não ter erro durante esse processo. É preciso ter paciência para se ter uma carne assada suculenta, saborosa e irresistível. A temperatura ideal para esse tipo de preparo é de 160 e 180°C. Não adianta querer aumentar a temperatura para comer mais rápido, a peça precisa ter um cozimento lento para que fique assada por completo.

A carne deve ficar assando por, pelo menos, três horas e com papel alumínio – que vai ajudar a cozinhar a carne e manter a umidade da peça. Depois das três horas de forno – que vão parecer uma eternidade pra quem está morrendo de fome – retire o papel alumínio e deixe a carne por mais meia hora no forno para tostar a superfície da peça.

Uma última dica valiosa é deixar a carne descansando por um minuto, depois que retirada do forno e antes de cortá-la, para que o suco da carne fique ainda mais concentrado.

Viu só como fazer carne no forno não é um processo tão difícil!? Agora, é só colocar essas dicas em prática e arrasar na cozinha!

Terra