O então Sargento PM Florisvaldo de Jesus Chagas, escalado no serviço de Superior de Dia, foi atingido por um tiro de fuzil no Largo do Caranguejo, bairro de Itinga, em Lauro de Freitas, no dia 28 de dezembro de 2023. Ele foi socorrido prontamente por uma ambulância do SAMU e encaminhado ao Hospital Geral do Estado, onde, mesmo com todo o aparato médico, precisou amputar a perna direita devido à gravidade do ferimento.

Após receber alta médica, todos os esforços foram direcionados pelo Comando da corporação para a plena reabilitação do militar, incluindo o início de um ciclo de tratamento para colocação de uma prótese, viabilizado por meio de sessões de fisioterapia.

Em agosto de 2024, durante o ato de aposição de luvas dos novos Subtenentes, o excelentíssimo senhor governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, ao tomar conhecimento do ocorrido, comprometeu-se, durante a solenidade, a fornecer ao recém-promovido Subtenente Chagas uma prótese com tecnologia avançada no menor prazo possível. Esse compromisso foi cumprido no dia 30 de novembro de 2024, com a entrega de uma prótese de alta performance, controlada por um sistema hidráulico de rotação exclusivo.

No vídeo, o Subtenente Chagas agradece ao governador Jerônimo Rodrigues pela lealdade em cumprir a promessa de conceder uma prótese de alta tecnologia e qualidade. Ele também expressa sua gratidão ao Coronel Paulo Coutinho, Comandante Geral da PMBA.