A menina de seis anos que ficou durante dois dias com uma moeda de R$ 0,50 entalada no esôfago conseguiu ser transferida de hospital. Após exame de endoscopia, o objeto foi retirado neste sábado (31). A espera durou mais de 48h, mas o procedimento sequer levou 10 minutos, segundo a família da criança, que vive em Guarujá, no litoral de São Paulo.
Ashley Lavínia Linhares estava internada no Pronto Socorro Dr. Matheus Santamaria, conhecido como PAM da Rodoviária, desde a última quinta-feira (29). A unidade, porém, não faz exames de endoscopia. Por isso, a menina permaneceu até este sábado sem poder comer nem beber, à espera de uma transferência para a Santa Casa de Santos, no município vizinho.
“A Santa Casa ainda recusou a vaga da minha sobrinha. Ela chegou de ambulância e o hospital falou que não ia internar, que não tinha vaga para ela. Depois de muita briga na porta do hospital, ela conseguiu ir para o quarto”, conta a maquiadora Francyne Ribeiro Costa, de 20 anos, tia de Ashley.
A criança engoliu a moeda, na noite da última quarta-feira (28). Francyne contou que a menina estava brincando de colocar o objeto na boca, até que esqueceu e acabou engolindo. Ashley foi dormir sem contar o ocorrido e, só no dia seguinte, a família descobriu o que tinha acontecido. A menina foi levada ao PS às pressas. Após passar por um exame de raio-x, os médicos descobriram que a moeda estava presa no esôfago dela.
Segundo Francyne, neste sábado, a menina foi transferida e passou pelo procedimento para a retirada da moeda. Após isso, de acordo com a tia, Ashley está bem e já está liberada para comer, mas deve ficar internada por mais um dia por precaução. Agora, a família irá redobrar os cuidados para garantir que a menina fique longe de moedas. “Não vai nem chegar perto”, finaliza a tia.