Uma estudante de Cuiabá foi eliminada após celular tocar durante prova no 1º dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (3). Maria Eduarda Cavalcante, de 16 anos, estava fazendo a prova pela primeira vez para treinar, já que ainda cursa o segundo ano do Ensino Médio.

Em entrevista para o G1, a treineira explicou que na chegada teve dificuldades para apresentar o documento oficial com foto. “Já começou dando errado porque eu esqueci minha identidade, eu só tinha por foto [no celular], e aí eu fui tentar acessar o aplicativo da carteira de trabalho, não estava indo, deu tudo certo pra dar errado”, contou.

Depois de algumas tentativas, ela conseguiu apresentar um documento válido e entrar para realizar a prova, mas quando parecia tudo tranquilo, o celular tocou causando a eliminação dela.

Ainda, durante a entrevista, ela contou que já tinha finalizado as questões objetivas e estava escrevendo a redação. “Já tinha começado a fazer uma redação, e aí meu celular tocou! Eu fiquei desesperada porque eu não sabia o que estava acontecendo, na minha cabeça tinha desligado o celular”, lamentou.

Tema da redação

Milhares de estudantes de todo o país participaram, neste domingo (2), do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. O tema da redação foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.

Nesta etapa, os candidatos também respondem 45 questões de linguagens e outras 45 de ciências humanas. No próximo domingo (10), os participantes farão as provas de matemática e ciências da natureza.

Em todo o Brasil, cerca de 4,3 milhões de pessoas participam desta primeira etapa do Enem, em 1.753 municípios. Somente na Bahia, são 449.528 candidatos.