[ad_1]
Os trabalhadores brasileiros podem contar com diversas divisões e aulas para que seja possível exercer suas atividades. Dentre elas, está a classe MEI, que diz respeito aos microempreendedores individuais. Isto é, aos trabalhadores que são responsáveis por prover sua própria fonte de renda, através do trabalho autônomo.
Neste sentido, o trabalhador que exerce suas atividades como MEI precisa arcar com diversas responsabilidades, incluindo a obrigação legal de emitir notas fiscais para que seja possível comprovar os valores gastos e recebidos pelos indivíduos em questão.
O grande ponto, no entanto, é que emitir as notas fiscais pode acabar sendo um tanto quanto burocrático para os trabalhadores. Pensando exatamente nisso, todos aqueles que seguem como MEI agora podem contar com um aplicativo gratuito e prático para emitir notas e acessar diversas outras funcionalidades.
MEI deve emitir notas fiscais sobre os serviços
Como mencionado no tópico anterior, os trabalhadores que atuam como MEIs devem seguir fielmente algumas responsabilidades e obrigações impostas à classe. Dentre elas, portanto, está justamente a necessidade de emitir notas fiscais para confirmar as transações envolvendo o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) do trabalhador.
Atualmente, a classe MEI é responsável por movimentar boa parte da economia do país. Somente no ano de 2022, oa ponderação sobre o número de CNPJs ativos ativados que existem mais de 14 milhões de cidadãos brasileiros que atuam como MEIs.
Dessa forma, uma nota fiscal serve exatamente para verificar e assegurar os trabalhadores acerca das transações realizadas por aquele CNPJ. Além disso, é através das notas que torna-se possível verificar qual o faturamento anual do MEI, sem ultrapassar o limite definido.
As notas fiscais também servem como uma forma de facilitar a declaração anual do Imposto de Renda. Isso porque, é através delas que torna-se possível verificar quanto de dinheiro “entrou” e “saiu” para o trabalhador em questão em determinado período.
Veja também: Sou MEI, posso me APOSENTAR pelo INSS? Confira as regras de concessão do benefício
Saiba como emi-las de forma gratuita
Assim como também mencionado, apesar da nota fiscal ser uma obrigatoriedade dos cidadãos que participam como MEIs, o processo para emitir-las pode acabar sendo um tanto quanto burocrático e difícil para muitos, principalmente em razão desse mesmo processo entre os municípios.
Pensando exatamente nisso, um comece A Agilize lançou um aplicativo que promete unificar as responsabilidades do MEI e torná-las extremamente mais fáceis e acessíveis. Isto é, o aplicativo em questão é o Agilize MEI (bityli.com/BZK4FK), e está disponível para Android e IOS.
Além da possibilidade de emitir notas fiscais de forma totalmente gratuita, o aplicativo ainda permite que o MEI conte com uma calculadora para que seja possível controlar o faturamento anual, além do acesso ao DAS-MEI (Documento de Arrecadação do Simples Nacional).
O DAS-MEI é o que condiciona o MEI aos benefícios do INSS, incluindo a aposentadoria e os demais auxílios e pensões recebidos para aqueles que obedeceram à Previdência Social.
Por fim, para utilizá-lo, basta realizar o download do aplicativo e acesse com o CNPJ do MEI em questão.