Recentemente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assumiu uma mudança no principal programa assistencial do governo e, consequentemente, participou do aplicativo do Auxílio Brasil para a nova versão do Bolsa Família.
O aplicativo está disponível tanto para dispositivos Android quanto iOS e permite que os beneficiários acessem informações sobre o seu benefício, como o valor disponível para receber ou possíveis descontos.
Além disso, o governo prometeu mais praticidade e segurança com o novo cartão do Bolsa Família, que permitirá ao beneficiário pagar suas compras no cartão sem precisar enfrentar filas para sacar o benefício.
Aplicativo atualizado do Bolsa Família
O primeiro repasse do Bolsa Família já começou e será realizado nos últimos 10 dias úteis do mês. O calendário é escalonado de acordo com o último dígito do NIS (Número de Identificação Social) do beneficiário e o dinheiro é depositado na conta digital da Caixa Tem do Responsável Familiar.
Algumas antecipações foram previstas para o mês de março, como os indígenas Yanomamis que vêm passando por uma grave crise humanitária, vítimas das chuvas no estado de São Paulo e da estiagem do Rio Grande do Sul. Esses beneficiários terão o pagamento antecipado e unificado para o dia 20.
É importante ressaltar que o cartão será enviado para o endereço cadastrado no CadÚnico (Cadastro Único), por isso é fundamental manter os dados atualizados junto ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Caso o beneficiário esteja em local de difícil acesso ou em área de risco, o cartão será enviado para uma agência bancária da Caixa ou para a sede dos Correios em sua região.
O Bolsa Família é um programa fundamental para a inclusão social no Brasil e dez milhões de pessoas beneficiadas em situação de pobreza e vulnerabilidade social. Com as atualizações e melhorias no programa assistencial, é possível garantir mais segurança e praticidade para os usuários, facilitando o acesso aos seus benefícios e promovendo uma melhor qualidade de vida.
Cronograma
O Bolsa Família já está em funcionamento e os primeiros repasses serão feitos a partir da próxima segunda-feira. O calendário de pagamento segue sendo escalonado de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do beneficiário e o dinheiro é depositado na conta digital da Caixa Tem do Responsável Familiar.
A Caixa, responsável pelo pagamento, continua utilizando o mesmo calendário preparado originalmente para o Auxílio Brasil, com os depósitos sendo feitos nos últimos 10 dias úteis do mês.
No mês de março, haverá algumas antecipações programadas, incluindo dois grupos que serão beneficiados pela regra de antecipação, permitindo que os pagamentos que ocorrerem na segunda-feira já possam ser movimentados a partir do sábado anterior.
Aplicativo Caixa Tem Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.caixa.tem&hl=pt_BR&gl=US
Aplicativo Caixa Tem iOS: https://apps.apple.com/br/app/caixa-tem/id1485424267
Aplicativo Bolsa Família: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.caixa.bolsafamilia&hl=pt_BR&gl=BR
Aplicativo Bolsa Família: https://apps.apple.com/br/app/aux%C3%ADlio-brasil-govbr/id1036174679
Confira abaixo os dados de pagamento do Bolsa Família para março:
NIS final 1: pagamento antecipado para o dia 18/03;
NIS final 2: dia 21/03;
NIS final 3: dia 22/03;
NIS final 4: dia 23/03;
NIS final 5: dia 24/03;
NIS final 6: pagamento antecipado para o dia 25/03;
NIS final 7: dia 28/03;
NIS final 8: dia 29/03;
NIS final 9: dia 30/03;
NIS final 0: dia 31/03.