são-INIMIGOS-da-conta-de-luz

 

Recentemente, a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) assumiu o reajuste na tarifa de energia para duas companhias: Enel e Light. Dessa forma, a população terá que arcar com uma tarifa mais cara. Ou seja, mesmo não mudando os hábitos de consumo, será necessário pagar um valor maior para usar a energia elétrica.

A saída única, então, é mudar o consumo. Diminuir a quantidade de energia elétrica que se usa em casa. De forma geral, é possível ter uma conta de luz mais barata com pequenas atitudes. Poucas pessoas sabem, mas existem alguns aparelhos e eletrodomésticos que acabam consumindo mais energia. Portanto, o recomendado é utilizar os objetos com cautela.

Além do mais, é preciso tomar algumas iniciativas para diminuir o valor da tarifa. Continue lendo esta matéria para conferir quais são os três principais aparelhos com maior consumo de energia elétrica.

são-INIMIGOS-da-conta-de-luz
Aprenda a economizar na conta de luz – Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Diminua a sua conta de luz: os três eletrônicos que mais consomem energia

Antes de mais nada é importante deixar claro que existem aparelhos com maior propensão de gasto energético. Mas, isso não significa que usar-los vai aumentar a conta de luz. O importante é usar com cautela, como já explicado. Ou seja, controle o tempo em que o dispositivo está ligado na tomada. A lista abaixo apresenta os três principais aparelhos com maior gasto de energia.

Decodificadores

Em primeiro lugar, existem os decodificadores, que são dispositivos conectados à televisão. Dessa forma, a pessoa consegue ter acesso aos canais de TV à cabo, ou seja, televisão por assinatura. Embora sejam comuns nos lares brasileiros, estes aparelhos gastam muita energia.

Por fenômenos ligados à televisão, as pessoas costumam deixar-los na tomada, o que acaba por consumir energia. Afinal de contas, com isso, o gasto costuma ser ainda maior. A dica é tirar da tomada sempre que não for usar. Assim, a tarifa de energia pode baixar bastante.

computadores de mesa

Muitos brasileiros aderiram ao home office nos últimos anos. Mesmo após o final da pandemia do Covid-19, há pessoas que continuam trabalhando em casa. A verdade é que a prática pode aumentar o custo da conta de luz.

Afinal de contas, o computador de mesa é um dos principais gastos de energia dentro de uma casa. Ao contrário do que acredita o senso comum, mesmo hibernando podem gastar energia. Inclusive quando estão desligados existe um consumo de energia com uma tomada plugada. Portanto, vale a mesma dica do decodificador: tirar da tomada após o uso.

O último aparelho pode te surpreender: confira

Notebook 

O notebook também pode causar um aumento na conta de luz. Naturalmente, apenas quando estão conectados na tomada. Caso estejam conectados, mesmo desligados, consomem uma média de 8,9 W por hora.

Muitas pessoas possuem o péssimo hábito de usar o notebook conectado diretamente da tomada, mesmo com sua bateria cheia. Além de estragar as peças do dispositivo, pode fazer com que exista um aumento na tarifa de energia elétrica.

Uol