Os documentos de identificação são essenciais para absolutamente qualquer ser humano. Isto é, logo mediante ao nascimento, uma das primeiras coisas a serem feitas é registrar o novo cidadão e dar entrada à sua documentação, como por exemplo, o documento de identidade.
Neste sentido, é comum acontecer que grande parte das pessoas acabem perdendo o documento de idade e/ou necessitando de uma segunda via. O grande ponto, no entanto, é que o processo necessário para emitir essa via agora mudou.
Melhor dizendo, aqueles que precisam de um novo documento de identidade devem atentar-se ao processo necessário para a emissão do documento. Assim, vale verificar quais são as etapas necessárias e como obter o atendimento adequado.
Perdei meu documento de identidade, e agora?
Bem, como mencionado anteriormente, os documentos pessoais são essenciais para absolutamente todo e qualquer ser humano. Isso porque, é através desses documentos que torna-se possível diferenciar um indivíduo do outro, além das atribuições dirigidas ao CPF (Cadastro de Pessoa Física) de cada um.
Em razão disso, perder o documento de identidade é algo que, apesar de comum, pode ser um tanto quanto prejudicial para os cidadãos. Por esse motivo, a orientação é para que, assim que o documento for perdido e/ou esteja impossibilitado para o uso, é de suma importância renovar-lo e/ou solicitar uma segunda via imedaitamente.
O que acontece, no entanto, é que o processo para emitir a segunda via do documento pode ser um tanto quanto burocrático. Isso porque, é comum que os órgãos responsáveis contem com filas de atendimento, além de outras questões abordadas à espera para emissão do RG.
Pensando exatamente nisso, os órgãos responsáveis pela emissão do documento de identidade anunciam uma novidade que promete facilitar todo esse processo. Isto é, agora é possível agendar a data e o horário de comparacimento para emissão do RG.
Como agendar a emissão
Primeiramente, é necessário pontuar que os cidadãos brasileiros já podem contar com o novo RG. Isto é, o novo documento de identidade tem como objetivo unificar os documentos pessoais. Assim sendo, o novo RG conta com uma numeração única, que antes, estava presente no CPF.
Assim sendo, já é completamente possível optar pela emissão do novo RG. Para que isso seja possível, no entanto, o processo é o mesmo. Ou seja, é necessário agendar o atendimento no órgão responsável pela emissão dos documentos pessoais.
Melhor dizendo, a emissão dos documentos pessoais é de responsabilidade dos Estados, por esse motivo, os órgãos podem variar dependendo de cada região, como por exemplo:
- Bahia – SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor);
- Rio de Janeiro – Detran (Departamento Estadual de Trânsito);
- Minas Gerais – Instituto de Identificação da Polícia Civil.
Desse modo, para que seja possível agendar o atendimento, a primeira coisa a ser feita é justamente buscar qual o órgão responsável pela emissão do RG no estado do cidadão. Em seguida, basta realizar uma busca na web sobre o site do órgão emissor.
Por fim, basta seguir o passo a passo prescrito nos sites próprios e agendar o atendimento. Vale ressaltar, contudo, que esse é apenas o primeiro passo para emitir a segunda via do documento. Isto é, as próximas etapas são realizadas de forma presencial.