O serviço de meteorologia do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) indica que os próximos dias serão de céu nublado e chuvas moderadas a intensas em boa parte do estado. Os acumulados mais expressivos de chuvas estão previstos, até o dia 13 de janeiro – principalmente, para a faixa Leste, Sul e Oeste, com destaque para a região que faz divisa com o Espírito Santo.
Segundo informações do Inema, essa condição é típica deste período do ano e está relacionada à formação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) – um sistema meteorológico que ocorre durante o verão, provocando chuvas em grande parte do estado, com maior intensidade nas regiões Oeste e Sul. A ZCAS é um fenômeno climático dinâmico, influenciado pela interação com outros sistemas atmosféricos, a exemplo das frentes frias.
“Ela acontece quando massas de ar que vêm do Norte e do Sul do país se encontram, formando uma espécie de ‘ponto de encontro’ no céu, compondo uma grande concentração de nuvens nesse local, como se fosse um corredor de umidade e nebulosidade, que pode ter duração de 4 a 10 dias”, explica Mauro Bernasconi, meteorologista do Inema.
Diante dessa previsão, o meteorologista lembra que a população deve seguir algumas orientações para evitar acidentes. São elas: não se abrigar debaixo de árvores em casos de rajadas de vento, já que há leve risco de queda e descargas elétricas; não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Ele ainda orienta que, em caso de alagamentos e deslizamento, a Defesa Civil do seu município ou do estado devem ser procuradas imediatamente.
“Precisamos ficar em alerta, pois devido à condição de ZCAS poderão ocorrer chuvas de forte intensidade e em curtos períodos de tempo, gerando acumulados expressivos, com possibilidade de enxurradas, alagamentos e descargas elétricas”, complementa Bernasconi.