Alba Mattos, que atua como policial militar em Itabuna, acumula mais de 50 mil seguidores no Instagram. Só nessa quarta-feira (20), foram 15 mil admiradores a mais na rede social. A PM de 33 anos, que descreve a si mesma como encorajadora digital e ‘boss’, ganhou reconhecimento pelas postagens que vão da rotina enquanto mulher na Polícia Militar a momentos de lazer e viagem. Atualmente, ela tem parcerias publicitárias com clínicas de saúde, faculdades e concessionárias.
Nessa quarta, uma publicação feita pela policial em janeiro ganhou repercussão e viralizou no estado. No vídeo, Alba está de uniforme, mostrando detalhes do novo fardamento, o que fez com que ela fosse acusada de violar a conduta da corporação.
A possibilidade de violação da conduta não foi descartada pela Polícia Militar. Em nota divulgada na manhã de ontem, a PM informou que a postagem em redes sociais por integrantes da corporação “é regulada por portaria”, que é de conhecimento de todos os policiais.
A portaria regula a conduta sinalizando que a imagem da corporação pode ser negativamente impactada “com repercussão sobre o decoro da classe policial-militar, a segurança, representatividade, credibilidade, respeitabilidade e confiança pelos cidadãos a partir do uso do uniforme”.
A nota da PM informa ainda que a divulgação por parte de policiais fardados e com viaturas e outros equipamentos “deve ocorrer de forma institucional e não como autopromoção”.
Segundo Paulo Massimo, advogado de Alba, o vídeo foi feito 30 minutos antes de ela iniciar seu turno no trabalho. O advogado afirma que a natureza da denúncia ainda não é conhecida pela defesa da policial, visto que não houve uma intimação formal até o momento. De acordo com ele, a PM contatou Alba através de telefonemas e reunião extraoficial. O conteúdo da conversa não foi divulgado.
Dentre as 328 postagens, entre fotos e vídeos, os mais famosos são os que Alba compartilha momentos do trabalho. Enquanto suas publicações como fotos do dia a dia e publicidades têm, em média, 80 comentários, é comum que conteúdos relacionados a sua atuação na polícia cheguem a 200 comentários. Em todos, é possível perceber que o público principal de Alba é feminino. “Empoderada, empoderando outras mulheres!!!”, diz um comentário deixado em um vídeo de oração postado por ela.
O vídeo que gerou a polêmica e que chegou a ser fixado no perfil de Alba acumula mais de 1.700 interações de internautas, em sua maioria demonstrando apoio à policial.